Anvisa Suspende Venda de Tônicos Capilares com Minoxidil
Em uma decisão tomada nesta segunda-feira, 8, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão e o recolhimento de diversos tônicos capilares e cosméticos que contêm minoxidil, uma substância utilizada para estimular o crescimento capilar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida abrange produtos com nomes como o Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da Gammour Professional Ltda – Me, e o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, fabricado pela Douglas Rafael Oliveira da Silva.
A Anvisa explicou que, embora os produtos tenham sido registrados como cosméticos, seus rótulos indicam que possuem as mesmas indicações do medicamento minoxidil, o que é proibido em cosméticos. A suspensão abrange a comercialização, distribuição, fabricação e divulgação desses produtos.
LEIA TAMBÉM!
A agência enfatiza que a substância não é permitida em produtos de higiene e requer acompanhamento médico.
Além dos tônicos capilares, a Anvisa também ordenou a apreensão de produtos de outras marcas. A empresa Sabô Ageless e a marca de maquiagem capilar Bangna tiveram todos os seus cosméticos apreendidos. A agência constatou que essas empresas estavam fabricando e divulgando os produtos sem o registro adequado como cosméticos, o que é uma violação da legislação sanitária.
A ação da Anvisa também se estendeu a produtos de limpeza. Saneantes da marca Acta BTI, comercializados como larvicidas biológicos de origem desconhecida, e produtos da Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda, foram apreendidos. A Anvisa ressaltou que esses produtos não possuíam registro na agência, representando um risco à saúde e à segurança dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
