Mesmo recebendo um dos maiores reconhecimentos globais, o Prêmio Nobel em Física de 2023, a francesa Anne L?Huillier não deixou que seus alunos perdessem a aula em uma universidade na Suécia.
O perfil oficial da premiação postou uma foto do momento no qual Anne recebeu a notícia, contando que logo depois ela retornou para a sala de aula.
“Alerta de professora dedicada! Nem mesmo o Prêmio Nobel 2023 em Física conseguiu separar Anne L?Huillier de seus alunos. Nossa nova laureada em física estava ocupada dando uma aula. Durante um intervalo programado, ela ouviu a notícia. Após o telefonema, L?Huillier voltou direto para seus alunos”, escreveu o perfil do Prêmio Nobel.
Anne é professora de física atômica na Universidade de Lund, na Suécia. Ela ganhou o prêmio junto com os cientistas Pierre Agostini e Ferenc Krausz “por métodos experimentais que geram pulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica de elétrons na matéria”.
“Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier demonstraram uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados para medir os processos rápidos nos quais os elétrons se movem ou mudam de energia. As contribuições dos laureados permitiram a investigação de processos tão rápidos que antes eram impossíveis de acompanhar”, afirmou a organização.
Criados pelo testamento do inventor e empresário da dinamite Alfred Nobel, os prêmios para realizações na ciência, na literatura e na paz são atribuídos desde 1901 com algumas interrupções, tornando-se indiscutivelmente a maior honraria para cientistas de todo o mundo.