Após semana de recordes de calor, DF tem alerta de tempestade nesta 2ª - ZéNewsAi

Após semana de recordes de calor, DF tem alerta de tempestade nesta 2ª

20/11/2023 às 10h36

Por: José News

Imagem PreCarregada

Depois de uma semana de recordes de temperatura, com dias muito quentes e secos, a chuva voltou a atingir o Distrito Federal na madrugada desta segunda-feira (20/11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima ficou em 18°C e a máxima pode chegar a 29ºC.

Há tendência de chuva em áreas isoladas ao longo de todo o dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 100% e 55%. A previsão é de céu com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas.

A capital está sob aviso meteorológico de perigo potencial para tempestade. O alerta amarelo vale até as 10h desta segunda-feira, e deve ser renovado ainda nesta manhã.

O acumulado de chuva pode chegar a até 50 milímetros (mm) em 24 horas. Há a possibilidade de ventos intensos, de 40 km/h a 60 km/h, e queda de granizo. Porém, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.

“O alerta vermelho de grande perigo de onda de calor já expirou. Há previsão de chuva para todos os dias desta semana. O tempo pode voltar a ficar quente a partir do próximo fim de semana, mas sem a onda de calor”, explica a meteorologista Dayse Moraes.

Leia também:

Na última quinta-feira, o DF enfrentou pelo terceiro dia seguido recorde de calor em 2023, com temperatura de 37,3ºC.

Mesmo com o calorão, o DF ainda não bateu o recorde histórico de temperatura — registrado em outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.