Brasil

Após semana de recordes de calor, DF tem alerta de tempestade nesta 2ª


Após semana de recordes de calor, DF tem alerta de tempestade nesta 2ª
(Foto Reprodução da Internet)

Depois de uma semana de recordes de temperatura, com dias muito quentes e secos, a chuva voltou a atingir o Distrito Federal na madrugada desta segunda-feira (20/11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima ficou em 18°C e a máxima pode chegar a 29ºC.

Há tendência de chuva em áreas isoladas ao longo de todo o dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 100% e 55%. A previsão é de céu com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas.

A capital está sob aviso meteorológico de perigo potencial para tempestade. O alerta amarelo vale até as 10h desta segunda-feira, e deve ser renovado ainda nesta manhã.

O acumulado de chuva pode chegar a até 50 milímetros (mm) em 24 horas. Há a possibilidade de ventos intensos, de 40 km/h a 60 km/h, e queda de granizo. Porém, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.

“O alerta vermelho de grande perigo de onda de calor já expirou. Há previsão de chuva para todos os dias desta semana. O tempo pode voltar a ficar quente a partir do próximo fim de semana, mas sem a onda de calor”, explica a meteorologista Dayse Moraes.

Na última quinta-feira, o DF enfrentou pelo terceiro dia seguido recorde de calor em 2023, com temperatura de 37,3ºC.

Mesmo com o calorão, o DF ainda não bateu o recorde histórico de temperatura — registrado em outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.


🔥 Recomendado para voçê 🔥