Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a restituição de valores descontados indevidamente; confira como proceder
Cerca de 9 milhões de pessoas iniciaram a receber notificações na terça-feira.

A partir de quarta-feira, 14, aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a restituição de valores descontados incorretamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito através do aplicativo Meu INSS, do site com o mesmo nome ou pelo telefone 135.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É agora possível identificar a entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.
Cerca de 9 milhões de segurados iniciaram a ser notificados na terça-feira, 13, sobre descontos aplicados por entidades e associações. Se o aposentado ou pensionista identificar descontos não autorizados, poderá solicitar a restituição dos valores por meio do próprio aplicativo, do site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Leia também:

“Por que mataram meu amigo?”: Caraíva protesta contra o assassinato de jovem negro pela polícia da Bahia

Polícia impede novos protestos em resposta ao despejo da favela do Moinho, em São Paulo

O INSS é alvo de nova operação de combate a fraudes
A Agência Brasil relata que, segundo o INSS, a instabilidade no aplicativo se deve ao grande número de acessos. A Dataprev, responsável pela tecnologia do aplicativo Meu INSS, está monitorando a situação de perto.
O governo negocia com os Correios a abertura de 8.500 agências para atendimento presencial aos segurados que não utilizam meios eletrônicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consulta
Para obter a notificação, é necessário baixar o aplicativo, que é gratuito e disponível para os sistemas iOS e Android. O download pode ser realizado pela App Store, para iPhones, ou na Google Play Store, para outros aparelhos.
Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada também serve para acessar outros serviços públicos, uma vez que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Nesse caso, basta acessar a opção “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.
Após abrir a conta, é necessário clicar no ícone de sininho no topo, lado direito; depois, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir Notificações”.
Mensagens
Existem duas mensagens disponíveis. Uma é destinada a quem recebeu algum desconto, e está sendo enviada a partir de hoje.
Para aqueles que não receberam descontos, o INSS informou na semana passada: “mantenha-se tranquilo, nenhum desconto foi aplicado em seu benefício. O governo federal identificou a fraude dos descontos associativos não autorizados e continuará trabalhando para proteger você e seu benefício”.
Golpes
O instituto ressalta a necessidade de atenção aos golpes. O contato com os beneficiários será realizado exclusivamente por notificações através do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, por meio de ligações ou envio de mensagens SMS.
Aposentados e pensionistas com dúvidas ou dificuldades no acesso ao aplicativo podem contatar a central de atendimento 135, que opera de segunda a sábado, das 7h às 22h. Recomenda-se o contato após as 16h e aos sábados para um atendimento mais ágil.
Para obter informações seguras, acesse os canais oficiais do INSS, como gov.br/inss e as redes sociais oficiais.
Fonte: Carta Capital