Apple adverte: não use arroz para secar um iPhone molhado
20/02/2024 às 10h25
Quando o seu celular acidentalmente entra em contato com líquidos, como cair na piscina ou estar próximo a um copo d’água derramado, o que você faz em seguida? Um conselho muito comum é colocar o aparelho em um pote com arroz.
O grão supostamente ajuda a tirar a água do smartphone mais rápido, fazendo com que ele volte ao normal. No melhor dos casos, ele pode até mesmo “salvar” um dispositivo que ficou molhado por um longo período e poderia ser danificado permanentemente.
Analisando de forma crítica a interação entre tecnologia, negócios e comportamento.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mas será que isso realmente funciona? A própria Apple, que fabrica o iPhone, tem uma dica em sua página de suporte para lidar com líquidos.
Arroz ajuda ou não a secar um iPhone?
A Apple não recomenda colocar o celular em um recipiente com arroz se ele estiver molhado, pois há o risco de pequenas partículas de arroz danificarem o iPhone ao entrarem na parte interna do dispositivo pelo espaço do conector.
Leia também:
3 Aplicativos Essenciais para Prevenir o Superaquecimento em Dispositivos Android
Como Encontrar Jogos e Aplicativos de Origem Desconhecida para Android com Segurança
O Android Esquenta Muito? Descubra Como Resolver de Forma Eficiente
O arroz ajuda a absorver a umidade do aparelho, mas não é suficiente para deixá-lo completamente seco.
É igualmente desaconselhável que você tente secar o aparelho com uma fonte externa de calor ou ar comprimido, como uma secadora ou o forno micro-ondas, por exemplo. Além disso, não insira um objeto no conector para tentar tirar a umidade de dentro, como um cotonete ou algodão
O ideal é dar pequenas batidas no corpo do aparelho com o conector Lightning ou USB-C voltado para baixo até que todas as gotas de líquido caiam. Depois disso, você deve deixar o iPhone “em uma área seca com algum tipo de fluxo de ar”.
Só depois de 30 minutos nessa posição, você pode tentar ligar ou recarregar o aparelho novamente.
Se o aviso de que a recarga não está disponível ou foi paralisada por líquido detectado, pare imediatamente a operação e volte ao primeiro passo — agora deixando o dispositivo por todo um dia nessa posição até secar naturalmente. Caso nem isso resolva, procure uma assistência técnica autorizada ou contate o suporte da própria companhia.