Apple descarta plano de carro elétrico e vai se concentrar em Inteligência Artificial
28/02/2024 às 0h25
A Apple decidiu parar de desenvolver um carro elétrico permanentemente. Pessoas próximas à empresa confirmaram que ela desistiu de lançar seu próprio carro, um projeto que era considerado um dos mais complexos da história da marca.
Segundo informações da Bloomberg, aproximadamente 2 mil funcionários foram informados sobre a mudança de estratégia na última terça-feira (27). Jeff Williams, gerente operacional da empresa, e Kevin Lynch, ex-chefe da divisão, surpreenderam os funcionários com o comunicado.
Análise crítica de tecnologia, negócios e comportamento.
Muitos membros da equipe serão transferidos para a área de inteligência artificial generativa. Lá, sob a liderança de John Giannandrea, eles estão trabalhando em diversos projetos, incluindo um chatbot que auxilia no suporte técnico.
Alguns dos colaboradores, entretanto, têm o futuro incerto na Apple. Isso porque eles são engenheiros e designers específicos do setor automotivo e uma alteração no cargo não seria tão simples — a reportagem diz que demissões não foram confirmadas, mas não seria uma surpresa se elas acontecessem.
Projeto de carro da Apple era antigo
A Apple começou a trabalhar no Projeto Titan, um carro autônomo e elétrico de luxo, em 2014.
Leia também:
Tim Cook afirma que a Apple vai lançar uma ‘revolucionária’ Inteligência Artificial geradora em 2024
O Llama 3, uma IA de linguagem da Meta, será lançado em julho
Elon Musk acusa OpenAI de ‘traição’ por se tornar uma empresa voltada para o lucro
Ao longo do tempo, ocorreram várias alterações dentro da Apple. A empresa contratou e demitiu engenheiros famosos que já trabalharam em montadoras tradicionais, e o projeto do carro foi interrompido e reiniciado várias vezes. O desenvolvimento do carro nunca foi uma prioridade imediata para a empresa, diferente do novo headset Apple Vision Pro, que começou a ser vendido neste ano.
Quase fechamos um acordo de parceria com as montadoras Kia e Hyundai para uma delas fabricar o modelo, mas as negociações não foram adiante. Além disso, havia preocupações sobre a baixa margem de lucro na venda desse tipo de produto entre executivos e investidores. Segundo a Bloomberg.
A Apple mudou suas planos sobre o carro recentemente. Agora, o veículo será elétrico, mas não terá um piloto automático. A previsão é de que ele seja lançado em 2028.
Além disso, a companhia também cogitou lançar apenas uma plataforma para trabalhar na autonomia de carros, mas agora essa ideia provavelmente também não deve sair do papel.