Apresentamos o Smart: inteligência para o gerenciamento da glicemia

O diabetes necessita de monitoramento constante dos níveis de glicose. O SMART permite a medição automática da glicemia.

20/05/2025 16h44

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O diabetes mellitus, uma doença crônica e silenciosa, tornou-se um problema de saúde pública em escala global, impactando aproximadamente 17 milhões de brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil figura em 5º lugar no ranking mundial de incidência da doença, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A projeção da incidência da doença para 2030 é de 21,5 milhões de casos.

O Ministério da Saúde aponta que a doença é a quarta principal causa de óbitos no Brasil. Estima-se que mais de 10% da população do país apresente diabetes, e essa porcentagem tem aumentado em relação a 2021, quando era de 9%.

LEIA TAMBÉM:

Quase 46% dos diabéticos no país desconhecem a doença ou não a controlam adequadamente. A ausência de diagnóstico e tratamento pode resultar em complicações sérias, como cegueira, insuficiência renal e amputações.

Compreender as causas e os sintomas, juntamente com os tratamentos e as formas de controle existentes, é o caminho para uma vida em equilíbrio com a doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As causas e a prevenção do diabetes

A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula a glicose no sangue e assegura energia para o organismo.

A condição pode resultar no aumento da glicemia e, nessas situações, há riscos de complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

A doença é causada por fatores genéticos, ausência de hábitos saudáveis ou aspectos como pressão ou colesterol alto; alterações na taxa de triglicerídeos no sangue; sobrepeso (principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura); problemas renais crônicos; diabetes gestacional; síndrome de ovários policísticos e o uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides, entre outros.

Para prevenir, sugere-se adotar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, seguir uma alimentação nutritiva e equilibrada, manter o peso sob controle e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, além de realizar exames médicos periodicamente.

Existem diversos tipos

Existem vários tipos de diabetes mellitus, que podem se manifestar de diferentes maneiras. Contudo, independentemente do sintoma, é fundamental que o paciente procure um serviço de saúde para iniciar o tratamento.

Novas abordagens transformam o manejo do diabetes.

Aquelas pessoas que vivem com a doença devem monitorar continuamente os níveis de glicose no sangue.

A boa notícia é que nessa área, a tecnologia tem progredido significativamente. Se anteriormente o paciente necessitava utilizar um glicosímetro, que mensurava a glicose capilar através de uma pequena amostra de sangue coletada por punção, atualmente o paciente já dispõe do SMART MedLevensohn, um aparelho que efetua o acompanhamento contínuo ou periódico dos níveis de glicose, recomendado para uso a partir dos 2 anos de idade.

O aparelho executa medições precisas e automáticas a cada 5 minutos, e os dados captados pelo sensor são enviados por Bluetooth para o aplicativo AiDEX, que armazena o registro das medidas e as variações da glicemia.

O SMART também possibilita registrar eventos que influenciam os níveis de glicose, incluindo a prática de atividades físicas, e gerar alertas para hiperglicemia e hipoglicemia.

Confortável e funcional, possui 35mm de altura por 21,8mm de largura, visando proporcionar maior conforto durante as atividades cotidianas.

É fácil de usar: basta colocar o aparelho na parte posterior do braço ou no abdômen e ele começa a medir a glicemia automaticamente, sem picadas, dores ou desconfortos. Pode ser utilizado a partir dos 2 anos de idade.

Com o SMART você monitora sua glicemia automaticamente, de maneira inteligente, sem a necessidade de interromper suas atividades.

Para obter mais informações, visite o site.

Referências

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.