Arcebispo armênio confirmará presença no velório do papa Francisco
A cerimônia de funeral do papa Francisco está agendada para sábado (26/4) na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O arcebispo de Armênia, Catholicos Karekin II, assegurou sua presença no funeral do papa Francisco, marcado para o próximo sábado (26/4) na Praça de São Pedro, no Vaticano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada pelo líder dos cristãos armênios nesta quarta-feira (23 de abril).
Igreja Apostólica Armênia
O arcebispo da Igreja Apostólica da Armênia, desde 1999, Catholicos Karekin II, expressou condolências aos cristãos da Igreja Católica Romana. Ele recordou o bom relacionamento com o papa Francisco, que conheceu quando o pontífice era cardeal em Buenos Aires.
LEIA TAMBÉM:
● Executivo Trump acusa Nova York de adotar políticas que beneficiam imigrantes
● Após seis anos do incêndio, Notre-Dame conclui a reinstalação de monumentos da agulha
● Acusado de tentar assassinar Trump poderá se defender sozinho no processo
Durante o pontificado de Francisco, os dois se encontraram em diversas ocasiões, tanto na Armênia quanto na Itália. O primeiro encontro aconteceu em 2014, quando o Papa recebeu Karekin II no Vaticano. Na época, os líderes religiosos procuraram consolidar os vínculos entre as duas igrejas cristãs.
Em 2016, Francisco visitou a Armênia e se reuniu novamente com o patriarca armênio na Catedral de Etchmiadzin, construída no século IV. Durante a viagem, o papa da Igreja Católica defendeu a memória do povo do país. Rompendo o protocolo e contrariando o governo da Turquia, o pontífice argentino classificou o massacre de armênios durante o Império Otomano como genocídio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2018, Karekin II retornou à Itália para a inauguração da estátua de São Gregório de Narek, nos Jardins do Vaticano. O santo, considerado o primeiro líder oficial da Igreja Armênia Apostólica, também é reconhecido pela Igreja Católica.
O último encontro entre o Papa Francisco e o Catholicos Karekin II teve lugar em 2021, igualmente em Roma, Itália.
O jornalista viajou por convite da União Geral Armenia de Beneficência.
Fonte: Metrópoles