Área de massa de ar seco dificulta o avanço de sistemas frios no território brasileiro; compreenda
Ocorrências de ondas frias que atingem o Brasil são restritas à região Sul, sem capacidade de se propagar para as áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

Uma intensa massa de ar seco, típica para a estação, influencia a região central do Brasil e dificulta o deslocamento de frentes frias pelo território. A informação é da agência meteorológica Nottus, divulgada na terça-feira (20).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As baixas temperaturas que atingem o Brasil se restringem à região Sul, sem capacidade de se propagar para as áreas Sudeste e Centro-Oeste.
Atualmente, a previsão indica que uma nova incursão de massa de ar frio avançará ligeiramente, impactando principalmente áreas do leste da região Sudeste.
LEIA TAMBÉM:
● O Primeiro Comando de Capital (PCC) e a Bolívia: análise do vínculo entre a organização criminosa e o país vizinho
● PCC: Compreenda como a detenção da “Tuta” pode afetar a maior organização criminosa do continente
● O brasileiro figura no seleto grupo de 100 crianças prodígio do mundo
De acordo com Nottus, as temperaturas devem ser mais baixas nas áreas leste e sul paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul e região da mata mineira, entre quinta-feira (22) e domingo (25). No início da próxima semana, a massa de ar seco retorna a predominar nessas regiões e a temperatura deve elevar-se novamente.
A partir da próxima semana, com a passagem de uma intensa frente fria, ocorrerão mudanças no interior do Sudeste e em áreas do Centro-Oeste, acompanhadas de queda de temperatura e chuvas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Veranico deve continuar até esta semana na região Centro-Sul.
Um sistema de baixa pressão, que causou a ocorrência de chuvas volumosas na última semana, deve se fortalecer nos próximos dias em todo o país, levando a condições de tempo seco e temperaturas elevadas, sobretudo no Centro-Oeste, no interior do Sudeste e na região Sul.
De acordo com a Climatempo, esse padrão típico de outono se distingue por dias seguidos sem chuva, céu claro e temperaturas máximas acima da média, mesmo em maio.
As temperaturas mais altas devem ocorrer no Mato Grosso, com máximas de 34°C, além de valores elevados no Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
A previsão indica que essa condição persiste até quarta-feira (21), evitando o avanço de massas frias por todo o Centro-Sul do Brasil. As temperaturas mais elevadas devem ser registradas durante a tarde, com valores podendo superar em 5°C a média de maio.
Somente a região sul gaúcha deixará de seguir o padrão do Veraneio, em razão do avanço de uma frente fria a partir desta segunda-feira (19).
Fonte: CNN Brasil