Uma intensa massa de ar seco, típica para a estação, influencia a região central do Brasil e dificulta o deslocamento de frentes frias pelo território. A informação é da agência meteorológica Nottus, divulgada na terça-feira (20).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As baixas temperaturas que atingem o Brasil se restringem à região Sul, sem capacidade de se propagar para as áreas Sudeste e Centro-Oeste.
Atualmente, a previsão indica que uma nova incursão de massa de ar frio avançará ligeiramente, impactando principalmente áreas do leste da região Sudeste.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com Nottus, as temperaturas devem ser mais baixas nas áreas leste e sul paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul e região da mata mineira, entre quinta-feira (22) e domingo (25). No início da próxima semana, a massa de ar seco retorna a predominar nessas regiões e a temperatura deve elevar-se novamente.
A partir da próxima semana, com a passagem de uma intensa frente fria, ocorrerão mudanças no interior do Sudeste e em áreas do Centro-Oeste, acompanhadas de queda de temperatura e chuvas.
O Veranico deve continuar até esta semana na região Centro-Sul.
Um sistema de baixa pressão, que causou a ocorrência de chuvas volumosas na última semana, deve se fortalecer nos próximos dias em todo o país, levando a condições de tempo seco e temperaturas elevadas, sobretudo no Centro-Oeste, no interior do Sudeste e na região Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Climatempo, esse padrão típico de outono se distingue por dias seguidos sem chuva, céu claro e temperaturas máximas acima da média, mesmo em maio.
As temperaturas mais altas devem ocorrer no Mato Grosso, com máximas de 34°C, além de valores elevados no Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
A previsão indica que essa condição persiste até quarta-feira (21), evitando o avanço de massas frias por todo o Centro-Sul do Brasil. As temperaturas mais elevadas devem ser registradas durante a tarde, com valores podendo superar em 5°C a média de maio.
Somente a região sul gaúcha deixará de seguir o padrão do Veraneio, em razão do avanço de uma frente fria a partir desta segunda-feira (19).
Fonte: CNN Brasil