As autoridades sauditas solicitam que os peregrinos permaneçam em abrigos devido ao calor intenso
As temperaturas devem ultrapassar os 40°C; na segunda-feira, o ministério comunicou que 44 indivíduos receberam assistência em decorrência do calor.
As autoridades sauditas solicitaram, nesta terça-feira (3), que os peregrinos permaneçam em suas tendas na quinta-feira (5) durante o segundo dia do hajj, devido às altas temperaturas, que devem ultrapassar os 40°C nesta semana. “Alertamos contra a subida em montanhas ou locais altos no dia de Arafat, pois isso demanda esforço físico intenso e aumenta o risco de exaustão pelo calor”, declarou o Ministério da Saúde, conforme divulgado pela imprensa saudita.
Na segunda-feira, o ministério informou que 44 pessoas receberam atendimento por exposição ao calor. Este ano, a monarquia do Golfo mobilizou mais de 40 agências governamentais e 250.000 funcionários, incluindo milhares de auxiliares e socorristas, para tentar minimizar os riscos relacionados ao calor.
Mais de 1,4 milhão de peregrinos haviam chegado à Arábia Saudita até domingo, segundo as autoridades.
Leia também:
Bessent lidera missão econômica à Ásia: China, Japão e Coreia do Sul
Zelensky pede à UE a usar ativos russos para empréstimo à Ucrânia
Grupos aeroespaciais europeus unem forças para desafiar Starlink
Segundo a emissora estatal saudita, o ministro para o hajj, Tawfiq Al Rabiah, solicitou aos fiéis que não deixassem suas tendas entre as 10h e as 16h de quinta-feira, durante o dia de Arafat. Nesta etapa crucial, os peregrinos se reúnem no Monte Arafat e em suas proximidades, a aproximadamente 20 quilômetros de Meca, onde o profeta Maomé teria proferido seu último discurso. Quase não há áreas com sombra na colina, expondo os fiéis ao sol do deserto por várias horas.
No ano anterior, mais de 1.300 peregrinos faleceram durante o hajj devido a temperaturas de até 51,8 °C, conforme dados oficiais. Além disso, foram estabelecidos 50.000 metros quadrados de áreas com sombra e mais de 400 pontos de água fresca, informou o ministro para o hajj.
Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Sarah Paula
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)