Economia

As entidades preveem que a demanda de energia no Brasil vai crescer 3,5% até 2024


As entidades preveem que a demanda de energia no Brasil vai crescer 3,5% até 2024
(Foto Reprodução da Internet)

A energia elétrica no Brasil deve crescer cerca de 3,2% ao ano entre 2024 e 2028, de acordo com uma previsão feita pelo ONS, CCEE e EPE.

Segundo as previsões dos especialistas, a carga de energia deve aumentar em 3,5% até 2024, chegando a 78.447 megawatts (MW) médios. Nos anos seguintes, espera-se um crescimento próximo a 3%, atingindo o nível de 89.023 MW médios até 2028.

Continua depois da publicidade

Nos últimos meses, a demanda por energia no Brasil alcançou níveis históricos devido ao aumento das temperaturas em todo o país. Isso levou a um maior uso de aparelhos de refrigeração, como ar condicionado.

Em novembro, houve dias em que a carga de energia ultrapassou 100.000 MW médios devido ao calor intenso. Para suprir esse aumento na demanda, o operador do sistema elétrico, ONS, teve que utilizar termelétricas.

Continua depois da publicidade

Os dados fornecidos pelo ONS, EPE e CCEE levam em consideração a geração distribuída de energia que são pequenas usinas instaladas no local de consumo para suprir parte da demanda que normalmente seria atendida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Esses dados também levam em conta a integração de Roraima à rede elétrica em outubro de 2025.

Os órgãos indicaram que, para confirmar os cenários de médio prazo, algumas condições precisam ser atendidas, como estabilidade no cenário macroeconômico, impulso na atividade econômica através de investimentos em infraestrutura, e a expectativa de que a reforma tributária aprovada tenha impactos positivos na produtividade da economia.


🔥 Recomendado para voçê 🔥