As taxas dos EUA começam a valer em 6 dias
Donald Trump anunciou taxa de 50% sobre produtos brasileiros; o prazo inicial para a medida entrar em vigor era 1º de agosto.

Restam 6 dias para que as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos se tornem efetivas. Elas entrarão em vigor em 6 de agosto para o Brasil.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), determinou uma alíquota de 50% sobre os produtos brasileiros.
O prazo inicial para as tarifas entrarem em vigor era 1º de agosto. Contudo, Trump assinou um decreto formalizando a taxação e escreveu que a entrada em vigor seria 7 dias após a assinatura do documento, o que ocorrerá em 6 de agosto. Seguem as íntegras do decreto e do comunicado em português e em inglês.
Leia também:
 
  Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
 
  ‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
 
  5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Foram retirados do rodízio 694 produtos nacionais. Suco de laranja e aviões são exemplos. Consulte aqui a lista de produtos que foram removidos do rodízio.
O documento assinado por Trump menciona acusações de “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Trump publicou em 9 de julho uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando a tarifa de 50%. O republicano justificou o aumento pelo tratamento que o governo brasileiro dispensou a Jair Bolsonaro, a quem disse respeitar “profundamente”.
A maneira como o Brasil lidou com o ex-presidente Bolsonaro, um líder amplamente reconhecido globalmente, incluindo pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional, afirmou Trump.
Os Estados Unidos determinaram que é necessário romper com o relacionamento histórico e desfavorável instaurado pela política tarifária de barreiras comerciais do Brasil.
O presidente americano declarou que as taxas dos Estados Unidos não são recíprocas em relação ao país da América do Sul, afirmando que é necessário corrigir as “graves injustiças do regime atual”.
“Por favor, compreenda que a porcentagem de 50% é muito inferior ao necessário para alcançarmos a igualdade de condições que precisamos com seu país”, declarou Trump.
O presidente dos EUA declarou que, caso Lula eleve tarifas de retaliação, haverá um aumento correspondente aos 50% já divulgados.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
