Assista ao funeral do papa ao vivo na Metrópoles neste sábado (26/4)
25/04/2025 às 17h19

A cerimônia de despedida do Papa Francisco prosseguirá neste sábado (26/4). O Metrópoles transmitirá ao vivo a despedida do pontifície em uma live no canal do YouTube do portal, a partir das 5h, horário de Brasília.
Acompanhe:
A live contará com a apresentação da repórter Natália André e contará com a presença de especialistas, entrevistas especiais e toda a movimentação no Vaticano que antecede o funeral de Francisco.
LEIA TAMBÉM:
● Agente do FBI prende juíza que tentou proteger imigrante ilegal nos Estados Unidos
● A alta taxa de juros definida por Trump pode gerar efeitos indiretos na América Latina, aponta o FMI
● Aeroporto da Flórida (EUA) é fechado devido a ameaça de bomba em voo
O sábado iniciará com a Missa das Exéquias, que comemora o primeiro dia do Novendíliо (novenário), os nove dias de luto e orações em homenagem ao papa. A missa será realizada no átrio da Basílica de São Pedro, sob a presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Após a celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Comunhão e da Validação, que são despedidas solenes com o objetivo de simbolizar o fim das cerimônias fúnebres. Em seguida, o féretro do Papa Francisco será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro. Posteriormente, a urna seguirá para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será realizado o sepultamento.
Segundo o Vaticano, um grupo de pessoas em situação de pobreza estará presente nos degraus que levam ao local onde o Papa será sepultado, como uma forma de prestar a última homenagem.
Consulte o cronograma pós-morte do conclave.
Rituais de iniciação.
O cardeal camerlinguista Kevin Joseph Farrell realiza os rituais após a confirmação da morte do papa, removendo o “Anel do Pescador” da mão do pontífice e destruindo-o com um martelo, o que representa o encerramento do papado. Posteriormente, ele será responsável por selar a residência e o gabinete do pontífice no Vaticano até a eleição e posse de um novo papa.
Velório
Diferentemente da tradição, o corpo será levado à Basílica de São Pedro em um caixão simples, com estrutura de madeira revestida de zinco, no solo da basílica, onde será velado e exposto para que o público possa prestar homenagens.
Será, ao contrário de outros, sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, igreja onde costumava realizar suas orações quando era bispo. Foi por solicitação do papa que a câmara retórica e o fechamento do sarcófago foram removidos, e o túmulo permanecerá em local acessível aos fiéis.
Assembleias Gerais
Os cardeais começam a se reunir para gerenciar questões comuns e essenciais da Igreja, salvo modificações que envolvam leis impostas pelo papa. As reuniões também definem a coordenação de funerais e o processo de conclave.
O funeral
O Vaticano comunicou que o funeral do papa será realizado no sábado (26/4), às 10h no horário de Roma (5h em Brasília).
Cinco Novendiales: os dias de luto
Após o funeral, a Igreja realiza as “novendiales”, com missas e orações pela alma do papa durante nove dias consecutivos. Espera-se que o Papa Francisco seja enterrado nos dias 4º ao 6º após sua morte, contudo, as homenagens se estendem até o 9º dia.
Assembleia restrita.
O conclave é uma votação secreta conduzida na Capela Sistina para a eleição do próximo papa. A sinalização da chegada do novo pontífice é feita com a fumaça branca proveniente da queima das cédulas, após a votação.
A partir do início do conclave, em 15 a 20 dias após a votação, o nome do sucessor de Francisco deverá ser anunciado.
A eleição do próximo papa após o papa Francisco.
A missa em que se celebra a posse do novo papa acontece alguns dias após a sua eleição pelo conclave e o anúncio aos fiéis. Normalmente, ocorre cinco dias após o anúncio na Basílica de São Pedro, embora o local e o momento da missa dependam da escolha do novo papa.
Fonte: Metrópoles