Associação cessa de arrecadar fundos para detentos do 8 de Janeiro

A Asfav afirma que a decisão surgiu após seus membros “sofrerem difamações sobre o uso de recursos”.

20/05/2025 18h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bolsonaristas caminham do acampamento do QG do Exército até a Praça dos 3 Poderes onde invadiram a Praça dos Três Poderes também invadiram a sede do STF (Supremo Tribunal Federal). Mais cedo, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também invadiram a sede do Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. A maioria veste roupas verde e amarelo e entoa palavras de ordem, como trecho da Constituição de que “todo o poder emana do povo”. O grupo é contrário à posse Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, realizada em 1º de janeiro de 2023. Sergio Lima/Poder360 08jan2023

A Asfav (Associação de Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro) resolveu suspender a distribuição de ajuda financeira aos indivíduos envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília. A comunicação foi divulgada no domingo (18.mai.2025). A garantia é que os pagamentos serão mantidos apenas até junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A associação, fundada pela advogada Gabriela Ritter em maio de 2023, comunicou sua extinção após os membros terem enfrentado sucessivos ataques, difamações e acusações de desvio de recursos financeiros doados.

O Supremo Tribunal Federal julgou a culpabilidade de 371 indivíduos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Destes, 225 foram reconhecidos como executores, autores dos crimes mais graves, e 146 como incentivadores.

LEIA TAMBÉM:

A associação não divulgou informações sobre o valor arrecadado até o momento ou a quantidade de presos que recebiam auxílio financeiro. Após junho, a chave Pix utilizada para receber doações será desativada.

A Asfav informará que manterá o trabalho político e jurídico da associação, assim como o atendimento voluntário dos advogados e psicós da Asfav.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.