Associação cessa de arrecadar fundos para detentos do 8 de Janeiro
A Asfav afirma que a decisão surgiu após seus membros “sofrerem difamações sobre o uso de recursos”.
A Asfav (Associação de Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro) resolveu suspender a distribuição de ajuda financeira aos indivíduos envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília. A comunicação foi divulgada no domingo (18.mai.2025). A garantia é que os pagamentos serão mantidos apenas até junho.
A associação, fundada pela advogada Gabriela Ritter em maio de 2023, comunicou sua extinção após os membros terem enfrentado sucessivos ataques, difamações e acusações de desvio de recursos financeiros doados.
O Supremo Tribunal Federal julgou a culpabilidade de 371 indivíduos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Destes, 225 foram reconhecidos como executores, autores dos crimes mais graves, e 146 como incentivadores.
Leia também:
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Falência e venda à Electrolux: O colapso de duas gigantes dos eletrodomésticos
A associação não divulgou informações sobre o valor arrecadado até o momento ou a quantidade de presos que recebiam auxílio financeiro. Após junho, a chave Pix utilizada para receber doações será desativada.
A Asfav informará que manterá o trabalho político e jurídico da associação, assim como o atendimento voluntário dos advogados e psicós da Asfav.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)