Atentado em El Fasher deixa ao menos 60 mortos
Neste sábado (11), um ataque realizado por forças paramilitares resultou na morte de pelo menos 60 pessoas na cidade de El Fasher, localizada no oeste do Sudão, conforme informou um grupo ativista local. A cidade, que é a capital de Darfur do Norte, está cercada pelas Forças de Apoio Rápido (FAR), um grupo paramilitar que enfrenta o Exército sudanês em um conflito que já dura mais de dois anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o comitê de resistência local, as FAR utilizaram dois drones e oito projéteis para bombardear um centro de deslocados em Dar al-Arqam, que fica em uma área universitária. Inicialmente, o número de mortes foi estimado em 30, mas o comitê revisou a contagem para 60, classificando o evento como um “massacre” e solicitando intervenção internacional.
Relatos de atrocidades
“Eles mataram crianças, mulheres e idosos a sangue frio. Muitos foram completamente queimados”, declarou o comitê. Os comitês de resistência são formados por ativistas que organizam a ajuda humanitária e registram as atrocidades ocorridas no conflito sudanês. Desde o início da guerra em abril de 2023, dezenas de milhares de pessoas perderam a vida, milhões foram deslocadas e cerca de 25 milhões enfrentam fome aguda.
LEIA TAMBÉM!
El Fasher é a última grande cidade da região de Darfur que ainda não está sob controle das FAR, que continuam em conflito com o Exército regular do Sudão.