Atenção: Policiais militares do Rio recebem capacetes resistentes a disparos

23/04/2025 às 18h23

Por: José News
Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

A Polícia Militar do Rio de Janeiro recebeu capacetes balísticos, fabricados em aramida, fibra sintética de alta resistência, rigidez e estabilidade térmica. O Governo do Estado do Rio adquiriu quatro mil unidades pelo valor de R$ 10 milhões.

Os capacetes protegem os policiais militares contra disparos de armas de fogo, fragmentos e explosões, além de reduzir o efeito de impactos diretos.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que a aquisição de capacetes balísticos visa proteger os policiais militares que diariamente se confrontam com criminosos armados.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que os capacetes se destacam pela sua tecnologia avançada dentro da linha de proteção individual do mercado. O secretário, coronel Marcelo de Menezes, afirmou que a quantidade de capacetes é adequada para atender a todos os policiais militares envolvidos em operações especiais, no Grupamento de Ações Táticas (GAT) e no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo). O uso do equipamento é obrigatório para esses profissionais.

LEIA TAMBÉM:

Devido à natureza da missão, esses policiais estão mais expostos a riscos. Assim, o setor de logística priorizou esse critério para a distribuição do novo equipamento entre as unidades operacionais, incluindo os batalhões de área, os batalhões de operações especiais e os batalhões de policiamento especializado, conforme afirmou o coronel.

Os primeiros capacetes balísticos foram entregues em 2023. Desde então, os treinamentos na área do Comando de Operações Especiais (COE) estão sendo realizados com esse novo equipamento.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro recebeu 1.078 capacetes anti-trauma para os policiais que participam de operações de controle de distúrbios, protegendo-os contra impactos de pedras e outros objetos.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.