Atlético-MG, bicampeão da Libertadores, ressalta o desenvolvimento do clube

Gilberto Silva foi o convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (11).

11/05/2025 21h29

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Com a conquista da Libertadores pelo Atlético-MG em 2013, o ex-volante Gilberto Silva acompanha de perto as transformações que o futebol brasileiro tem passado nos últimos anos, em especial no clube que o revelou para o cenário nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O campeão mundial de 2002 comentou, em entrevista à CNN Esportes S/A, sobre a evolução do clube e analisou a implementação das Sociedades Anônimas do Futebol no Brasil.

Houve muita mudança a partir daí. É um crescimento absurdo que o clube teve nesses últimos 25 anos. E é satisfatório, para quem acompanhou tudo isso, para quem jogou no clube e para quem é torcedor, ver essa evolução, ver esse crescimento, ver onde o clube estava anteriormente e como se encontra hoje, afirmou Gilberto, relembrando o início da própria trajetória no Atlético-MG, ainda na década de 1990.

LEIA TAMBÉM:

Para o ex-jogador, a evolução do clube mineiro vai além dos resultados esportivos. Ele ressalta a profissionalização da administração e os avanços na estrutura física como fatores que elevam o Galo a um novo nível.

Além da dimensão esportiva, o clube possui uma visão de negócios. Assim, ao observar toda a estrutura, tudo que existe e o que tem ocorrido nos últimos anos em relação ao clube, o Atlético-MG progrediu no aspecto esportivo, mas também no aspecto de negócios do futebol, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gilberto, que atuou com destaque pelo Arsenal, chegou a considerar o cenário atual do time mineiro semelhante ao de grandes potências europeias.

“Se o Atlético-MG hoje sai do Brasil, com toda a estrutura que tem, e vai para a Europa, ele é considerado um dos maiores clubes em termos de estrutura do futebol europeu e mundial. Mas, mesmo estando aqui, podemos colocar o Atlético-MG em uma condição bem privilegiada no mundo do futebol”, disse o ex-atleta.

SAFs e o novo momento do futebol brasileiro

Com base nas recentes mudanças no modelo de gestão dos clubes brasileiros, Gilberto analisou o impacto das SAFs no país.

Para ele, a adoção do formato por alguns clubes tem sido positiva, mas exige cuidado. “Acho que o próprio modelo atual de SAF começou a transformar o futebol brasileiro. Acho que nós tivemos uma primeira onda, onde o Atlético-MG se transformou em SAF – e eu acho justo da maneira como aconteceu”.

Ele aponta o Botafogo, campeão brasileiro e da Libertadores, como um caso de sucesso na nova estrutura.

Considero que o Botafogo está se estruturando, tornando-se SAF, é o atual campeão brasileiro, campeão da Libertadores […] e acredito que o Botafogo está começando a colher os resultados e está se estruturando cada vez mais.

Apesar dos resultados positivos em algumas equipes, Gilberto ressalta que certas circunstâncias representam aprendizado.

Também ocorreram outras situações que levam outras equipes a terem maior cautela, como no caso do Vasco. O Vasco teve um primeiro momento em que esteve na primeira leva. É a questão da necessidade de salvar o time. Acredito que os clubes agora são mais cuidadosos, não querem fazer apenas porque precisam do dinheiro, e isso é importante.

A conversão para SAF deve ser vista como uma decisão estratégica, e não apenas financeira, segundo o ex-volante. É importante considerar o futuro do clube e sua identidade, pois as instituições têm relevância no futebol brasileiro e na comunidade onde estão inseridas. É fundamental avaliar cuidadosamente quem será o parceiro ou se a parceria é realmente necessária.

Em relação ao futuro, o ex-volante comenta: “É possível que certos clubes se tornem autossuficientes, e em determinado momento eles dirão: ‘Olha, eu não preciso de ninguém. Eu consigo, mesmo com a chance de me tornar SAF. Eu quero manter meu modelo tradicional’”.

CNN Esportes S/A

Com Gilberto Silva, o CNN Esportes S/A chega à 94ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em destaque, os temas mais relevantes do universo do futebol, sob a ótica da economia e dos negócios.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.