Audi RS 3 Sedan: entenda como é dirigir o esportivo de alto desempenho

O sedã esportivo possui 400 cavalos de potência e tração integral quattro; o Audi RS 3 Sedan inicia em R$ 659 mil.

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(Imagem de reprodução da internet).

Acelerar com força e apreciar o som potente do motor turbo de cinco cilindros e 400 cavalos. Essa experiência está disponível para o consumidor brasileiro com o novo Audi RS 3 Sedan, que retorna na sua quinta geração. O modelo conta com duas versões, com preços de até R$ 711.990, para competir com Mercedes-AMG A45 e BMW M2, entre outros.

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O RS 3, derivado da linha Audi A3, também retornou ao Brasil, lançado globalmente em 2011 e comercializado no país até 2019. O modelo possuía o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, que rendia 400 cv entre 5.600 e 7.000 rpm, com torque de 500 Nm disponível a partir de 2.250 rpm.

Com esta configuração, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, um valor digno de um esportivo de alta performance. A velocidade máxima é de 250 km/h na versão convencional e atinge 280 km/h na configuração Track.

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A transmissão S tronic de sete marchas, com revestimento de óleo, combinada com o traço integral quattro, oferece respostas rápidas e uma distribuição otimizada de potência. O diferencial reside no sistema de vetorização de torque, que direciona a força de maneira independente para as rodas traseiras. Ademais, existe um modelo que concentra a tração na traseira, permitindo realizar drift.

A reportagem da CNN observou um pouco dessa performance em um teste na pista do Circuito Pan-Americano, em Elias Fausto (SP). Com um Audi RS 6 Avant como carro-madrinha, acompanhamos o novo RS 3 Sedan Track em comboio com quatro veículos. Apesar do carro-madrinha restringir a velocidade, foi possível avaliar o desempenho e a estabilidade dos veículos, principalmente nas curvas fechadas.

Com o farol baixo, o automóvel acelera com potência e atingiu os 180 km/h antes de uma repentina desaceleração na curva. O motor opera acima de 8.000 rotações e o RS 3 ainda motiva a continuidade da velocidade. Para aqueles que procuram um modelo esportivo em torno de R$ 700 mil, um item bastante bem-vindo para dias de pista, com espaço equivalente ao de um sedan compacto.

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Um outro ponto forte do RS 3 é o modo RS Performance, que se destaca, principalmente, para circuitos de corrida. Em testes no Circuito Pan-Americano, a configuração demonstrou eficácia, proporcionando estabilidade e controle otimizados. A dirigibilidade é precisa e equilibrada, transmitindo segurança, inclusive para motoristas com pouca experiência em direção esportiva.

Agressividade.

O RS 3 se destaca visualmente por um design mais agressivo. A dianteira apresenta uma nova grade single-frame em preto brilhante, juntamente com grandes entradas de ar e faróis Matrix LED que podem exibir diversas assinaturas luminosas, incluindo um padrão quadriculado de corrida.

A parte traseira reforça a identidade esportiva com um difusor redesenhado, saídas de escape ovais e um refletor central inspirado nos carros de competição. A versão Track apresenta componentes em fibra de carbono nas laterais, retrovisores e aerofólio traseiro, diminuindo o peso.

As rodas de 19 polegadas são de série, porém existem diferenças entre as versões.

RS 3 Sedan: rodas prateadas com design de dez raios em forma de “Y”, pneus 265/30 R19 na parte dianteira e 245/35 R19 na traseira.

RS 3 Sedan Track: rodas pretas, também de dez raios, com os mesmos pneus, mas incluindo freios de cerâmica com pinças azuis para otimizar a dissipação de calor em condições de pilotagem intensa.

O Audi RS 3 Sedan impressiona por dentro com seu volante de formato hexagonal, que apresenta um design mais atraente do que o A3 Sedan tradicional. Os bancos esportivos RS, fabricados em microfibra Dinamica e couro sintético, proporcionam excelente suporte lateral, assegurando estabilidade em curvas de alta velocidade. Na versão Track, os assentos dianteiros são do tipo concha, feitos de fibra de carbono.

O painel de instrumentos é caracterizado pelo Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, que apresenta informações exclusivas dos modos RS, como Força G, monitoramento de potência e torque e contador de voltas. O veículo possui multimídia MMI Touch de 10,1 polegadas, com conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de um sistema de som premium Sonos 3D de 680W.

O veículo, modelo RS 3 Sedan, apresenta dimensões de 4.533 mm de comprimento, 1.851 mm de largura, 1.393 mm de altura e um entre-eixos de 2.631 mm. O compartimento traseiro possui capacidade de 321 litros e o reservatório de combustível tem volume de 55 litros.

Os recursos de segurança incluem seis airbags, piloto automático adaptativo com frenagem de emergência. O veículo também possui câmera de ré com visão panorâmica, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sensor de vigilância do motorista e fadiga, além do sistema de alerta de saída de faixa e de tráfego traseiro.

As luzes faróis LED com sequenciamento de luz e pisca dinâmicos asseguram a segurança, otimizando a visibilidade em diversas condições de iluminação e evitando ofuscar motoristas em sentido oposto. O veículo também possui um sistema de head-up display, que exibe informações cruciais diretamente no campo de visão do condutor.

O Audi RS 3 Sedan está disponível em duas versões: RS 3 Sedan, com preço sugerido de R$ 659.990, e RS 3 Sedan Track, que custa R$ 714.990. As cores são Branco Arkona e Verde Kyalami (sólidas); Amarelo Python, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito e Vermelho Progressivo (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).

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Fonte: CNN Brasil

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