Aumento do endividamento familiar atinge 49% em maio, aponta o Banco Central
Sem as reduções nos valores das dívidas de imóveis, os encargos subiram de 30,8% em abril para 30,7% em maio.

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro subiu de 48,9% em abril (dado revisado) para 49,0% em maio, segundo o Banco Central nesta segunda-feira (28). O pico histórico foi registrado em julho de 2022, com 49,9%. Excluindo as dívidas imobiliárias, o endividamento aumentou de 30,8% em abril (dado revisado) para 30,7% em maio. O comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) subiu de 27,4% (dado revisado) para 27,8%. Sem considerar os empréstimos imobiliários, o percentual elevou-se de 25,2% (dado revisado) para 25,7%.
A concessão de crédito a setores não financeiros.
O crédito expandido para o setor não financeiro apresentou crescimento de 0,9% em junho, em relação a maio, atingindo R$ 19,302 trilhões, segundo o Banco Central. Esse valor representa 157,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O crédito expandido engloba financiamentos no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e operações com títulos públicos e privados, entre outros. É uma métrica que possibilita uma análise abrangente de como empresas, famílias e o governo estão sendo financiados.
Leia também:

Banco Master: Crise expõe riscos para empresas e fundos de pensão

Lula promete mais cortes na taxa de juros para combater cenário econômico

Produção industrial sobe 0,8% em agosto, aponta IBGE
O saldo do crédito para empresas registrou queda de 0,6% em junho, atingindo 54,1% do PIB.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Publicado por Nícolas Robert
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)