Aumento observado em presentes para o Dia dos Namorados impulsionado por chocolates e joias
Os produtos mais frequentes apresentaram, em média, um aumento de 8% nos preços em relação aos valores de igual período do ano anterior, conforme apurado pela CNN com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comemorado na próxima quinta-feira (12), o Dia dos Namorados apresenta presentes mais caros em relação ao ano anterior, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça (10).
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Em maio, itens comumente oferecidos apresentaram um aumento de 5,03% em relação aos últimos 12 meses, impulsionado sobretudo por chocolate em barra e bombom (18,13%) e por joias e bijuterias (21,25%). Os incrementos refletem uma situação global, segundo análises de especialistas.
A redução na produção de cacau no ano anterior impactou a produção e elevou os preços no mercado internacional, segundo Guilherme Dietze, assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em entrevista à CNN.
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A Páscoa deste ano teve alta devido ao preço de referência do fruto negociado em Nova York, que subiu cerca de 180% desde março de 2023, próximo à data.
As joias e bijuterias podem ter se encarecido devido à valorização do ouro, conforme explica especialista. “Agora, com o aumento das tarifas do Trump, toda a incerteza internacional na busca pelo ouro como investimento seguro”, afirma Dietze.
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O preço dos perfumes também subiu (8,01%), assim como produtos de barba (7,41%), produtos para a pele (2,53%) e maquiagem (2,61%). Os produtos de higiene ficaram mais caros devido à valorização do dólar e ao encarecimento de insumos como produtos químicos que compõem os itens.
A celebração fora de casa tornou-se mais dispendiosa. O preço das refeições aumentou em 7% e o vinho, em 6,38%. O mesmo ocorreu com a sobremesa: houve um aumento de 8,68% nos doces e 11,84% no sorvete.
Vestuário (3,54%) e calçados e acessórios (1,95%) também registraram aumento, em paralelo com cinema, teatro e concertos (3,08%). As flores naturais subiram 12,80%, assim como hospedagem (11,28%) e pacotes turísticos (2,06%).
Consulte os itens com maior crescimento.
Movimento de R$ 2,75 bilhões
O comércio varejista no Brasil deverá registrar um volume de R$ 2,75 bilhões no Dia dos Namorados, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A previsão é de um aumento nas vendas de 3,2% em comparação com junho do ano anterior.
O segmento de vestuário, calçados e acessórios deve representar 40% do total projetado em vendas, totalizando R$ 1,077 bilhão. Utensílios domésticos e eletrônicos seguem em seguida, com uma previsão de R$ 806 milhões (29%).
Os segmentos de farmácias, perfumarias e cosméticos, totalizando R$ 318 milhões (cerca de 12%), apresentam o maior crescimento entre os demais, com 6,6%.
7 em cada 10 indivíduos acreditam que a utilização de inteligência artificial é adequada para tomadas de decisões financeiras.
Fonte por: CNN Brasil