Aumento tarifário entra em vigor a partir de 6 de agosto
A cobrança de impostos dos EUA sobre produtos brasileiros será feita 7 dias após a formalização da transação; suco de laranja e aeronaves estão isentos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sancionou uma ordem executiva que estabelece a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida começará a valer em 6 de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As taxas entrarão em vigor, ou após as 1h01, horário de verão do leste, sete dias após a data da publicação do decreto, excluindo o dia em que este for assinado. Anteriormente, a medida teria validade a partir da sexta-feira (1º de agosto).
A íntegra (PDF – 2 MB, em inglês) está disponível.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
De acordo com a Casa Branca, a ação foi determinada em virtude da IEEPA (Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional). A decisão se justificou por “medidas sem precedentes que prejudicam e ameaçam a economia dos Estados Unidos, confrontam e ameaçam a política dos Estados Unidos de promover a liberdade de expressão e eleições livres e justas no país e no exterior, e violam direitos humanos fundamentais”.
O texto também menciona “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns produtos ficaram isentos de tarifação. Dentre eles, suco de laranja, aeronaves civis e castanhas.
Fonte por: Poder 360