AVB Aposta em Inovação para Impulsionar o Biocarbono
Em um cenário global de transição para a descarbonização, a AVB, empresa do Grupo Ferroeste e líder mundial em aço verde, está reforçando sua estratégia ao retornar às raízes do seu maior diferencial: as florestas que garantem o fornecimento sustentável de biocarbono, sua principal matéria-prima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A companhia lançou um investimento de R$ 50 milhões em um projeto abrangente no sul do Maranhão, próximo à sua unidade em Açailândia, com foco em melhoramento genético, biotecnologia e infraestrutura florestal.
O objetivo principal é aumentar a produtividade, reduzir custos e diminuir os riscos, consolidando a posição da AVB no mercado de siderurgia de baixa emissão. Ricardo Carvalho, acionista da empresa, destaca: “Estamos fortalecendo nossa base florestal com ciência e inovação.
LEIA TAMBÉM!
Isso significa crescer em produtividade sem ampliar a área plantada, produzindo mais biocarbono por hectare, com eficiência e sustentabilidade”.
Inovação Genética e Clones Estratégicos
O projeto se baseia em dois pilares principais. O primeiro é o avanço genético das florestas, realizado através da construção de um dos maiores viveiros do Brasil. Esse espaço permitirá à empresa produzir mudas com genética própria, resultado de um programa de seleção que começou em 1997.
Após quase três décadas de pesquisa, a AVB selecionou clones da espécie Corymbia, que se destaca pela sua alta densidade, resistência a pragas e à falta de água, além de um crescimento acelerado. A empresa acredita que essa escolha estratégica é fundamental para garantir a sustentabilidade e a eficiência da produção de biocarbono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
