Banco Central ainda debate o ciclo de alta e o patamar terminal da Selic, afirma Galípolo

O órgão regulador defende liberdade para decidir sem se prender a orientações prévias.

02/06/2025 20:03

1 min de leitura

Banco Central ainda debate o ciclo de alta e o patamar terminal da Selic, afirma Galípolo
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, declarou nesta segunda-feira (2) que não existe acordo entre os diretores da autoridade monetária sobre o encerramento do ciclo atual de alta da copom-alckmin-quer-que-a-taxa-selic-possa-diminuir-ainda-mais/”>Selic, a taxa básica de juros do país.

Estamos ainda discutindo o ciclo de alta, e qual decisão tomaremos. A flexibilidade significa que estamos abertos a definir essa decisão na próxima reunião sobre o que fazer.

O chefe da instituição destacou que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central nunca havia definido antecipadamente a taxa de juros que seria a última.

Leia também:

Atualmente, a taxa Selic está em 14,75% ao ano, o nível mais alto em quase duas décadas.

O chefe do Banco Central admitiu que a taxa está restritiva, porém, declarou que existem possibilidades de novas elevações e que os membros do colegiado ainda podem avaliar se ela é suficientemente conservadora ou não.

Podemos avaliar se ela é contracionista o bastante ou não, e por isso mantemos nossa flexibilidade para consumir dados e definir a taxa de juros terminal adequada.

Diante das incertezas – tanto domésticas quanto internacionais – que têm tomado conta do cenário econômico, Galípolo defendeu o uso de uma estratégia tríplice pela autoridade monetária: reconhecer que o momento é incerto, comunicar-se com cautela e manter a flexibilidade para as decisões.

Assim, argumentou que o Copom deveria manter uma comunicação mais branda, concentrando-se em explicar e analisar o cenário, em vez de prever a perspectiva para ele.

Atualmente, a sugestão é que se busque não se prender e estabelecer compromissos com um determinado tipo de orientação, pois criar algum atalho para obter credibilidade pode se mostrar muito dispendioso caso seja necessário rever essa trajetória. É preciso conquistar credibilidade a partir de ações e falas coerentes e que sigam a direção da meta, afirmou a autoridade.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)