Banco Central da República Tcheca Investe em Bitcoin e Testa Criptomoedas no Sistema Financeiro

Banco Central da República Tcheca investe US$ 1 milhão em criptoativos, incluindo bitcoin, para testar uso como reserva monetária. Autarquia avalia potencial de inovação no sistema financeiro

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Banco Central da República Tcheca anunciou nesta quinta-feira, 13, um investimento de US$ 1 milhão em criptoativos, incluindo bitcoin, que acompanha o valor do dólar e depósitos bancários tokenizados. Esta é a primeira compra desse tipo realizada por um banco central e faz parte de um teste que a autarquia está conduzindo para avaliar o uso desses ativos como reserva monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é entender o potencial dessas moedas digitais no sistema financeiro.

Teste e Potencial Futuro

A iniciativa visa criar um portfólio de testes, servindo como um piloto para estudar o uso de criptomoedas como parte das reservas de um banco central. O Banco Nacional da República Tcheca não planeja realizar novos investimentos em bitcoin ou outras criptomoedas no curto prazo.

LEIA TAMBÉM!

A autarquia busca uma experiência prática de uso de criptomoedas, considerando que as criptomoedas e a tecnologia têm o potencial de “afetar fundamentalmente o funcionamento do sistema financeiro e de pagamentos no futuro”.

Considerações do Banco Central

O banco central ressaltou que a análise demonstra uma adoção crescente desses ativos, com a incorporação aos investimentos de fundos e empresas. O presidente do banco central, Aleš Michl, sugeriu a compra de bitcoins devido à sua alta lucratividade e à necessidade de se preparar para as mudanças no sistema financeiro.

A prioridade do banco central continua sendo a manutenção da força da moeda local e o controle da inflação no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Visão para o Futuro

Michl enfatizou que é realista esperar que, no futuro, seja fácil usar a moeda local para comprar títulos tchecos tokenizados e outros ativos, com apenas um toque ou um simples gesto. O banco central busca testar essa nova forma de pagamento e investimento, reconhecendo o potencial de inovação no setor financeiro.

Sair da versão mobile