Valores a Receber: Como Descobrir se Você Tem Dinheiro Parado nos Bancos
O Banco Central divulgou informações sobre a possibilidade de brasileiros terem valores parados em contas bancárias, como Caixa, Itaú e outros. Com o objetivo de facilitar a identificação desses valores, o Banco Central estabeleceu um passo a passo para que os cidadãos possam verificar se possuem direito a receber quantias em instituições financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema SVR (Serviço de Valores Recuperados) é a ferramenta principal para essa consulta. Ele permite que você, sua empresa ou até mesmo familiares falecidos verifiquem se há valores parados em contas bancárias. Além da verificação, o SVR também oferece a possibilidade de solicitar a devolução desses valores, seja de forma automática ou manual.
Para iniciar a consulta, basta utilizar o CPF e a data de nascimento da pessoa física. Em caso de pessoa jurídica, utilize o CNPJ. Após a consulta, caso seja identificado um valor a receber, acesse o SVR e faça o login utilizando sua Conta gov.br. Solicite a devolução do valor, aceite os termos e visualize o comprovante de solicitação.
LEIA TAMBÉM!
Todo o processo é realizado online, sem a necessidade de sair de casa, o que agiliza a recuperação de valores esquecidos em contas ativas. É importante estar atento a possíveis golpes que circulam, como sites que solicitam dados pessoais em troca de informações sobre valores a receber.
O Banco Central reforça que não envia links ou mensagens aos brasileiros, pedindo informações pessoais. Desconfie sempre de ofertas que parecem boas demais para serem verdade. A prudência é fundamental para evitar fraudes e proteger seus dados.
Instituições financeiras como Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil podem ter valores parados em contas, principalmente em casos de pessoas falecidas que deixaram saldo em conta ou poupança. Mesmo que o valor seja pequeno, a consulta pode revelar uma quantia significativa que pode ser utilizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
