Banco Central divulga ranking de reclamações em bancos em 2025
Banco Central lança ranking de bancos com mais reclamações no 3º semestre de 2025.
Banco Central Divulga Ranking de Bancos com Maior Índice de Reclamações
Em 23 de julho de 2025, o Banco Central divulgou o ranking de bancos com o maior índice de reclamações referente ao terceiro semestre do ano. O ranking, que considera o período de julho a setembro de 2025, apresenta uma análise detalhada das queixas registradas pelos clientes.
O Banco Inter lidera o ranking com um índice de 96,37, resultante de 3.862 reclamações consideradas procedentes, em uma base de 40.066.015 clientes. O Banco C6 ocupa a segunda posição com um índice de 53,03, decorrente de 1.726 reclamações, em uma base de 32.544.127 clientes.
O Bradesco, em terceiro lugar, apresenta um índice de 51,74, com 5.718 reclamações e uma base de 110.494.968 clientes.
Leia também:
Banco Central explica impacto da Selic em quem tem R$ 10 mil na poupança
Banco Central emite alerta sobre retiradas na poupança da Caixa e BB com R$15B em relatório
Dívida de R$2BI e intervenção do Banco Central: Fim do banco nº1 do PR deixa Curitiba em choque
Principais Bancos no Ranking
O ranking completo revela as seguintes posições: Mercado Pago (51,58), Picpay (50,06), Pagseguro (47,31), Itaú Unibanco (45,13), Neon Pagamentos (34,58), BTG Pactual e Banco Pan (32,23), Santander (29,25), Caixa Econômica (25,87) e Banco do Brasil (25,85). A 99Pay ocupa a décima terceira posição com um índice de 18,21, enquanto o Nu Pagamentos apresenta um índice de 12,67 e o Cloudwalk, um índice de 9,55.
Motivos das Reclamações
De acordo com o Banco Central, o principal motivo de reclamação é relacionado a falhas na integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados ao cartão de crédito. Outra reclamação recorrente é a restrição na portabilidade de operações de crédito consignado, especialmente em casos envolvendo pessoas físicas.
Reações dos Bancos
O Banco Inter destacou que o ranking é um instrumento importante para aprimoramento do sistema financeiro, acompanhando as manifestações e focando na melhor experiência para os clientes. O C6Bank prioriza garantir a melhor experiência aos seus clientes e reduzir continuamente o número de reclamações, acompanhando as manifestações e trabalhando para promover melhorias.
O Bradesco possui um trabalho intenso e focado na melhoria contínua de seus produtos e serviços, buscando reduzir os índices de reclamações e oferecer um melhor atendimento aos clientes.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)