Banco Central informa que a economia do Brasil apresentou crescimento de 1,3% no primeiro trimestre
Aumento impulsionado pelo setor agropecuário, que cresceu 6,1% em comparação com o quarto trimestre de 2024, conforme dados do Banco Central.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central aumentou 1,3% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o quarto trimestre de 2024. Esse crescimento foi impulsionado pelo setor agropecuário, que avançou 6,1% no período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Central divulga periodicamente os dados sobre a atividade econômica. A autoridade monetária começou a apresentar informações setoriais no relatório de fevereiro de 2025. Segue a íntegra do levantamento (PDF – 146 kB).
O setor industrial expandiu 1,6% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, de acordo com o Banco Central. O setor de serviços registrou um aumento de 0,7%.
LEIA TAMBÉM:
● A inflação na Zona do Euro registrou 2,2% em abril
● Benefício Bolsa Família de maio inicia pagamento nesta segunda-feira; consulte as datas
● Famílias beneficiadas por indenizações decorrentes do desastre de Mariana podem receber valores de até R$ 500 milhões
Em comparação com o primeiro trimestre de 2024, a economia brasileira apresentou um crescimento de 3,7% nos primeiros três meses do ano. A atividade econômica registrou um avanço de 4,2% no acumulado de 12 meses.
A taxa do IBC-Br em março em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal, foi de 0,8%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O IBC-Br monitora a dinâmica da atividade econômica e apoia o Banco Central nas decisões sobre eventuais mudanças na Selic, a taxa básica de juros. O índice avalia informações sobre o nível de atividade industrial, comercial e de serviços, e agropecuária, além do volume de impostos.
Entretanto, o índice oficial sobre o desempenho da economia é o PIB (Produto Interno Bruto), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB representa a soma de tudo o que o país produziu em um período específico. É um dos indicadores mais relevantes para avaliar o desempenho de uma economia.
A economia brasileira apresentou um crescimento de 3,4% em 2024 em comparação com 2023, conforme dados oficiais do IBGE.
Fonte: Poder 360