Banco Central informa que a economia do Brasil apresentou crescimento de 1,3% no primeiro trimestre

Aumento impulsionado pelo setor agropecuário, que cresceu 6,1% em comparação com o quarto trimestre de 2024, conforme dados do Banco Central.

19/05/2025 9h51

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central aumentou 1,3% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o quarto trimestre de 2024. Esse crescimento foi impulsionado pelo setor agropecuário, que avançou 6,1% no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central divulga periodicamente os dados sobre a atividade econômica. A autoridade monetária começou a apresentar informações setoriais no relatório de fevereiro de 2025. Segue a íntegra do levantamento (PDF – 146 kB).

O setor industrial expandiu 1,6% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, de acordo com o Banco Central. O setor de serviços registrou um aumento de 0,7%.

LEIA TAMBÉM:

Em comparação com o primeiro trimestre de 2024, a economia brasileira apresentou um crescimento de 3,7% nos primeiros três meses do ano. A atividade econômica registrou um avanço de 4,2% no acumulado de 12 meses.

A taxa do IBC-Br em março em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal, foi de 0,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IBC-Br monitora a dinâmica da atividade econômica e apoia o Banco Central nas decisões sobre eventuais mudanças na Selic, a taxa básica de juros. O índice avalia informações sobre o nível de atividade industrial, comercial e de serviços, e agropecuária, além do volume de impostos.

Entretanto, o índice oficial sobre o desempenho da economia é o PIB (Produto Interno Bruto), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB representa a soma de tudo o que o país produziu em um período específico. É um dos indicadores mais relevantes para avaliar o desempenho de uma economia.

A economia brasileira apresentou um crescimento de 3,4% em 2024 em comparação com 2023, conforme dados oficiais do IBGE.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.