Nova Lei do Banco Central Alivia Dívidas em Cartões de Crédito
Uma nova legislação, aprovada pelo Banco Central, surge para auxiliar brasileiros com dívidas em cartões de crédito. O Banco A, conhecido por seus altos juros e grande número de negativizações, é um dos bancos mais afetados por essa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, com a nova regra em vigor, desde janeiro de 2024, há um limite estabelecido para a dívida total, incluindo juros, da fatura não paga.
Limites na Dívida: O que Muda?
A lei impõe um limite de que a dívida não pode ultrapassar o dobro do valor inicial da fatura. Por exemplo, se você deixou de pagar R$500, o valor máximo da dívida, com juros, não deve exceder R$1000. O objetivo principal é evitar que as dívidas se tornem impagáveis para o consumidor.
LEIA TAMBÉM!
Como a Lei se Aplica?
Essa regra se aplica tanto ao crédito rotativo, quando o cliente paga apenas o valor mínimo da fatura, quanto ao parcelamento da fatura. Bancos como Nubank, C6, Banco Inter e os bancos tradicionais devem seguir as normas estabelecidas pelo Banco Central.
O que Fazer em Caso de Cobrança Excessiva?
Se um banco cobrar um valor superior ao limite estabelecido, é importante verificar a sua fatura e comparar o valor cobrado com o valor inicial. Caso identifique alguma irregularidade, você pode registrar uma reclamação no Procon. Em casos mais complexos, pode ser necessário buscar orientação de um advogado, devido à dificuldade de lidar com bancos em situações como essa.
Como Verificar se o seu Nome está Negativado?
Você pode verificar facilmente se o seu CPF está negativado. No próprio site ou aplicativo da Serasa, na aba ‘Consultar CPF grátis’, utilizando seu login e senha, você terá acesso a essa informação. É importante lembrar que ter o nome sujo pode impedir a obtenção de empréstimos e diminuir o seu limite de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
