O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, decidiu manter a taxa básica de juros em 4,25% a 4,50% na quarta-feira (18.jun), visando controlar a inflação e estimular/contener o crescimento econômico. A decisão unânime ocorre em meio a sinais de expansão econômica norte-americana e um cenário global incerto, segundo o Fed.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão acompanhou o que o mercado esperava. Especialistas do Wall Street Journal previam a manutenção da taxa. Trata-se da menor taxa de juros dos EUA desde dezembro de 2022. Segue a íntegra do relatório (PDF – 135 kB, em inglês).
LEIA TAMBÉM!
O Federal Reserve declara que almeja alcançar a máxima ocupação e inflação em uma taxa de 2% no longo prazo. A incerteza em relação às perspectivas econômicas persistiu, embora tenha diminuído. A próxima decisão do Fed sobre a taxa de juros nos Estados Unidos ocorrerá em 29 e 30 de julho.
A manutenção para esta 49ª feira (18.jun) ocorre no momento em que a economia norte-americana enfrenta incertezas decorrentes da guerra comercial entre EUA e China. As tarifas impostas pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano) e seu projeto de lei fiscal denominado “grande e belo” também são fatores relevantes para essa mudança.
Inflação nos EUA
A inflação anualizada nos Estados Unidos atingiu 2,4% em maio de 2025. A taxa apresentou aumento de 0,1 ponto percentual em relação a abril, quando foi de 2,3% no período de 12 meses. A inflação mensal ficou em 0,1%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice de inflação foi impulsionado majoritariamente pelo crescimento nos preços de habitação e alimentos, ambos em alta de 0,3%. Por outro lado, a redução no valor da energia, notadamente na gasolina, contribuiu para conter o aumento dos preços, acompanhada de declínio em itens como passagens aéreas, veículos usados, automóveis novos e artigos de vestuário.
SUPER 4ª FEIRA DOS JUROS
Ademais do anúncio do banco central norte-americano, o Copom (Comitê de Políticas Monetárias) do Banco Central brasileiro também divulga se altera a Selic, taxa básica de juros. A expectativa é que o comitê mantenha a taxa em 14,75% ao ano. A decisão será divulgada às 18h30.
As reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) ocorreram em sete das oito ocasiões durante o ano. As datas são:
Fonte por: Poder 360