Belém promoverá Zona Franca Cultural em decorrência da COP30; confira os detalhes
O evento será realizado com apresentações musicais gratuitas e visa conectar arte, jovens e tecnologia em prol da justiça climática durante a COP30.

A Prefeitura de Belém (PA), que abriga a Conferência da ONU sobre o Clima, promoverá a Ação Cultural Freezone, no Praça da Bandeira, com apresentações musicais gratuitas das artistas paraense Lia Sophia e Bia Dourado, a partir das 8h30.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto será uma área restrita a conversas e manifestações artísticas durante a COP30, com iniciativas focadas em jovens, herança ancestral e sustentabilidade ambiental.
A iniciativa visa combinar música, vivências imersivas e ativismo, ocorrendo nos dias 9 a 21 de novembro na capital paraense, um dia antes do evento principal.
LEIA TAMBÉM:
● Blue Zone, com foco em sustentabilidade, inicia a montagem para a COP30
● A Embaixada da Suíça apresenta o programa “Road To Belém” em apoio à COP30 na Amazônia
● Belém aprimora ações de limpeza para combater inundações causadas por maré elevada e resíduos
A programação, organizada pelo Instituto Cultural ARTÃ, prevê que a Freezone disponha de domos geodésicos, arenas, painéis, shows, fóruns, gastronomia sustentável e atividades sensoriais, com o objetivo de receber aproximadamente 120 mil pessoas nos 12 dias da COP30.
Este é um espaço para as pessoas. Estamos chamando todos e todas para refletir, propor e se emocionar juntos. A cultura tem o poder de abrir caminhos que muitas vezes a política e a ciência não alcançam sozinhas, afirmou Giovanni Dias, fundador do Instituto Cultural ART e porta-voz do projeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Freezone abordará questões como justiça ambiental, bioeconomia, circularidade, protagonismo jovem e resistência indígena e afro-amazônica. Dentre os espaços planejados, destacam-se os fóruns “O Jovem por um futuro mais ancestral” e “COP30 – A Discussão é de Todos”. O objetivo é estabelecer conexões entre arte, conhecimento tradicional e inovação tecnológica.
A iniciativa Freezone conta com a parceria da Prefeitura de Belém e do Comando Militar do Norte (CMN), que estão atuando na revitalização da Praça da Bandeira.
Fonte por: CNN Brasil