Bélgica investiga ações em Gaza por meio de questionamento de turistas israelenses

Tropas foram ouvidas pela polícia belga após receberem denúncia de “graves violações do direito internacional humanitário” apresentada por organização a…

22/07/2025 15h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A polícia belga realizou um interrogatório rápido a dois militares israelenses que estavam presentes em um festival de música eletrônica na Bélgica, em relação a acusações de graves violações do direito internacional humanitário em Gaza, informou o procurador federal em Bruxelas na segunda-feira, 21.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou a informação à agência de notícias AP, mas se referiu a “um cidadão israelense e um soldado israelense” que estavam de férias na Bélgica e acrescentou que as autoridades israelenses “lidaram com a questão e estão em contato com os dois”.

Promotores relataram ter recebido a denúncia de que dois soldados israelenses, acusados de cometerem “graves violações do direito internacional humanitário” em Gaza, foram vistos no festival Tomorrowland, em Antuépia, norte do país, na semana passada.

LEIA TAMBÉM:

A procuradoria federal declarou ter pedido à polícia que buscasse e questionasse essas duas pessoas. “Após esses interrogatórios, elas foram liberadas”, afirmou a procuradoria, que acrescentou ter optado pelas medidas após concluir que os tribunais belgas possuem jurisdição extraterritorial sobre supostos crimes de guerra.

A procuradoria federal belga declarou que “nenhuma informação adicional será fornecida nesta fase da investigação”, sem divulgar os nomes dos dois israelenses interrogados ou seu status.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polícia belga interrogou os dois indivíduos no âmbito de uma investigação sobre possíveis violações do direito internacional humanitário em Gaza.

A investigação está sendo conduzida pela procuradoria federal belga, que está avaliando se há evidências de que os dois militares israelenses cometeram crimes de guerra em Gaza.

O festival Tomorrowland, que atraiu cerca de 400 mil pessoas, foi palco de eventos que levaram a acusações de violações do direito internacional humanitário.

O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 desencadeou a guerra em Gaza, na qual a ofensiva militar israelense resultou na morte de mais de 58 mil pessoas, em sua maioria civis, conforme dados do Ministério da Saúde do território controlado pelo Hamas.

O ataque do grupo palestino em 7 de outubro de 2023 causou a morte de aproximadamente 1.200 indivíduos, em sua maioria civis, conforme informações oficiais de Israel.

Fonte por: Carta Capital

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.