Tropas foram ouvidas pela polícia belga após receberem denúncia de “graves violações do direito internacional humanitário” apresentada por organização a…
A polícia belga realizou um interrogatório rápido a dois militares israelenses que estavam presentes em um festival de música eletrônica na Bélgica, em relação a acusações de graves violações do direito internacional humanitário em Gaza, informou o procurador federal em Bruxelas na segunda-feira, 21.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou a informação à agência de notícias AP, mas se referiu a “um cidadão israelense e um soldado israelense” que estavam de férias na Bélgica e acrescentou que as autoridades israelenses “lidaram com a questão e estão em contato com os dois”.
Promotores relataram ter recebido a denúncia de que dois soldados israelenses, acusados de cometerem “graves violações do direito internacional humanitário” em Gaza, foram vistos no festival Tomorrowland, em Antuépia, norte do país, na semana passada.
A procuradoria federal declarou ter pedido à polícia que buscasse e questionasse essas duas pessoas. “Após esses interrogatórios, elas foram liberadas”, afirmou a procuradoria, que acrescentou ter optado pelas medidas após concluir que os tribunais belgas possuem jurisdição extraterritorial sobre supostos crimes de guerra.
A procuradoria federal belga declarou que “nenhuma informação adicional será fornecida nesta fase da investigação”, sem divulgar os nomes dos dois israelenses interrogados ou seu status.
A polícia belga interrogou os dois indivíduos no âmbito de uma investigação sobre possíveis violações do direito internacional humanitário em Gaza.
A investigação está sendo conduzida pela procuradoria federal belga, que está avaliando se há evidências de que os dois militares israelenses cometeram crimes de guerra em Gaza.
O festival Tomorrowland, que atraiu cerca de 400 mil pessoas, foi palco de eventos que levaram a acusações de violações do direito internacional humanitário.
O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 desencadeou a guerra em Gaza, na qual a ofensiva militar israelense resultou na morte de mais de 58 mil pessoas, em sua maioria civis, conforme dados do Ministério da Saúde do território controlado pelo Hamas.
O ataque do grupo palestino em 7 de outubro de 2023 causou a morte de aproximadamente 1.200 indivíduos, em sua maioria civis, conforme informações oficiais de Israel.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!