Os estudantes inscritos no programa Pé-de-Meia de 2025, nascidos nos meses de setembro e outubro, receberão nesta sexta-feira (1º) o pagamento da quinta parcela do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor de R$ 200 representa o incentivo para frequência às aulas e é destinado aos estudantes da rede pública matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para obter o benefício, é necessário comprovar frequência mínima de 80% nas aulas.
LEIA TAMBÉM!
● O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que a área do Alto Corcovado, no RJ, é de domínio da União
● Pleno ministros do STF apresentam divergências após o caso envolvendo Vladimir Putin
● Operadoras de companhias aéreas incrementam voos para atender à demanda da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Belém
Pagamento por etapas.
Os pagamentos do incentivo-frequência aos estudantes devem ser efetuados até o dia 4 de agosto, considerando o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados nas três séries do ensino médio na rede pública de ensino.
Verifique o calendário:
A Caixa Econômica Federal – responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – indica que aproximadamente 3,3 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício até segunda-feira (4).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depósitos
A quinta parte do auxílio para o ensino médio de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança do banco público, aberta automaticamente em nome dos estudantes.
O valor pode ser transferido ou sacado sem demora, caso o interessado opte por isso. É necessário acessar o aplicativo Caixa Tem, desde que o aluno tenha 18 anos ou mais.
Para menores de 18 anos, é imprescindível que o responsável legal autorize a movimentação da conta bancária. O consentimento poderá ser fornecido no próprio aplicativo ou, alternativamente, em uma agência da Caixa. O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitado ou aprovado), as informações escolares e as regras do programa.
As informações sobre o pagamento também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.
Verifique os prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular:
Verifique os demais prazos do cronograma do Pêssego para o EJA referente ao primeiro semestre:
Incentivos
A política pública contempla quatro modalidades de incentivos, que podem totalizar R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio completo ou equivalente a dois anos de estudo.
O programa do governo federal destina-se a estudantes de baixa renda quecompilham no ensino médio completo ou queindenem em escolas e apenas para alunos do Ensino Médias.
.
CadÚnico).A iniciativa opera como uma espécie de fundo de reserva, visando incentivar a permanência na escola e a finalização dessa etapa de ensino.
O Pão de Melia busca democratizar o acesso e diminuir a desigualdade social entre estudantes do ensino médio, além de promover maior inclusão por meio da educação, incentivando a mobilidade social.
O Ministério da Educação informa que não existe a necessidade de inscrição para inclusão. Cada aluno que atende aos critérios do programa é automaticamente inscrito.
Fonte por: Brasil de Fato