Bira será homenageado hoje, 16, com homenagem do Cacique de Ramos

O sambista faleceu no sábado, 14, devido a complicações do câncer de próstata e Alzheimer.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O corpo de samba-e-modelos-populares-subirao-nos-estados-unidos/”>Bira Presidente será velado na Capela 9 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (16). A cerimônia de despedida ocorrerá das 14h às 16h30 e será aberta ao público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bateria do bloco Cacique de Ramos, fundado por Bira, estará presente e fará uma homenagem ao sambista. Diversas personalidades do samba também devem comparecer.

Ubirajara Félix do Nascimento, também um dos fundadores do Fundo de Quintal, faleceu na noite de sábado (14), aos 88 anos, em decorrência de complicações do câncer de próstata e Alzheimer. Ele estava hospitalizado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

LEIA TAMBÉM!

Na tarde do domingo (15), seguidores e integrantes do Cacique de Ramos se dirigiram à quadra do bloco em Olaria, na zona norte, para prestar homenagem a Bira. A tradicional roda de samba com feijoada foi substituída por uma roda tributo acústica.

O baterista, cantor e compositor foi um dos artistas mais relevantes do samba. Constantemente com um sorriso, Bira Presidente contribuiu para a transformação do gênero musical.

Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações, afirmou o Cacique de Ramos em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixa para as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua.

Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Bira, foi o primeiro presidente do Brasil após a redemocratização do país.

Bira Presidente, nascido em 23 de março de 1937 no Rio de Janeiro, era filho de Domingos Félix do Nascimento e Conceição de Souza Nascimento.

O músico se desenvolveu no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, e desde cedo esteve imerso nesse ambiente, participando de rodas de samba lideradas por artistas como Donga e Pixinguinha. Com sete anos de idade, foi iniciado na Estação Primeira de Mangueira, que se tornou sua escola de samba.

Em 1961, Bira fundou, com a colaboração de amigos e familiares, o Gigante Vermelho de Ramos, um grupo carnavalesco que se tornou um dos mais importantes símbolos da cultura do samba no Brasil.

Com o surgimento do Cacique, já no final de 1970, formou-se o grupo Fundo de Quintal, com Bira como um dos fundadores. Dentre seus maiores sucessos musicais destacam-se “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade” e “Do Fundo do Nosso Quintal”.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile