A diretora-geral da BlaBlaCar no Brasil, Tatiana Mattos, afirmou que a distribuição centralizada de passagens de ônibus para rotas rodoviárias no país “impede a regulamentação do setor de carona solidária e é um modelo insustentável”. Segundo ela, a proposta da plataforma, de descentralizar o setor, faz com que as operadoras rodoviárias a considerem uma ameaça.
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“Existem setores do transporte que veem a plataforma de carona como ameaça ou como um modal que rouba o usuário do rodoviário, mas o usuário tem o direito de escolher de quem vai comprar esse serviço, considerando que a operação rodoviária no Brasil é uma concessão pública”, afirmou Mattos, em entrevista ao Poder360.
A diretora-geral defende que a solução para que as plataformas de carona incentivem o transporte público é através da intensa competição.
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Contudo, a postura de determinados setores opostos obstrui o desenvolvimento das discussões sobre a regulamentação dos aplicativos: “Alguns representantes dos rodoviários voltaram atrás no que havia sido construído, e não têm como avançar no debate iniciado em 2021”.
Conforme Mattos, uma regulamentação de caronas em âmbito federal “sem dúvida ampliaria o debate e possibilitaria levar as políticas ao patamar de ter subsídios ao setor”.
Destacou que um número limitado de operadores de rotas rodoviárias controla as vendas de passagens por meios digitais e físicos, buscando preservar o domínio sobre o setor. Nesse cenário, a atuação da BlaBlaCar – com a venda de passagens – agregaria competitividade de preços e “distribuição de passagens em diversos canais”.
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Leia abaixo excertos da entrevista.
Fonte por: Poder 360