Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, viajou na quinta-feira (4) para o Oriente Médio. Ele pretende continuar os esforços diplomáticos do governo de Joe Biden para resolver o conflito entre Israel e o Hamas, que já dura três meses. Há preocupações de que o conflito possa se espalhar para outros países da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A visita ocorre no meio de preocupações crescentes de que o conflito que já dura três meses esteja se espalhando para além da Faixa de Gaza, atraindo a Cisjordânia ocupada por Israel, as forças do Hezbollah na fronteira Líbano-Israel e as rotas marítimas do Mar Vermelho.
O principal diplomata dos Estados Unidos fará escalas em Israel, Cisjordânia, Turquia, Grécia, Jordânia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito, segundo o Departamento de Estado.
Blinken falará sobre ações específicas que as partes na região podem tomar para impedir o aumento do conflito, além de medidas para aumentar a ajuda humanitária a Gaza e esforços para trazer os reféns feitos pelo Hamas de volta para casa.