Blue Zone, com foco em sustentabilidade, inicia a montagem para a COP30

O Parque da Cidade sediará negociações diplomáticas e reuniões de alto escalão na conferência sobre o clima, ocupando uma área de mais de 160 mil m².

24/07/2025 10h58

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Com menos de 110 dias da COP30, iniciaram-se as atividades de montagem da Blue Zone com estruturas modulares no Parque da Cidade, em Belém (PA). Os trabalhos foram comunicados nesta quarta-feira (23) pela administração estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O espaço será o local central das negociações entre países, painéis de alto nível e encontros bilaterais durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, com data prevista para novembro de 2025.

A zona azul será o local das principais decisões diplomáticas do evento, abrangendo as reuniões da Cúpula dos Líderes, nos dias 6 e 7 de novembro, e a Conferência das Partes, de 10 a 21 de novembro.

LEIA TAMBÉM:

O projeto, com foco em sustentabilidade, integração urbana e acessibilidade, contemplará aproximadamente 160 mil metros quadrados, dentro de uma área de segurança de 240 mil m².

Serão mais de 100 pavilhões temporários, duas grandes plenárias, áreas de convivência, praça de alimentação e escritórios com mais de 25 mil metros quadrados destinados às delegações de mais de 190 países membros da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de ser o coração da COP30, o Parque da Cidade já funciona como espaço de lazer desde o final de junho, quando o Governo do Pará entregou ao público áreas permanentes como quadras esportivas, pista de skate, ciclovias, playground infantil, anfiteatro e a Esplanada das Fontes.

Após a conclusão da conferência, o parque, localizado na área do antigo aeroporto da capital, incluirá ainda o Centro de Economia Criativa e o Centro Gastronômico.

A revitalização transformou o local em uma vasta área verde, com mais de 2.500 árvores plantadas ou transplantadas, 190 mil plantas ornamentais e 83 mil metros quadrados de grama, além de áreas preservadas de floresta nativa.

As obras seguem critérios de sustentabilidade modernos, com sistemas de tratamento de esgoto do tipo wetlands, reaproveitamento de água, placas solares e mobiliário urbano adequado ao clima amazônico, como bancos com tecnologia térmica e tratamento hidrorepelente, conforme a organização do espaço, segundo o governo federal.

Preparação para a COP30

Para possibilitar a instalação simultânea das Zonas Azul e Verde, esta última destinada à sociedade civil, o Parque da Cidade ficará fechado ao público a partir do início de agosto.

A área foi formalmente transferida ao Governo Federal e à ONU, responsáveis pela execução da infraestrutura do evento.

A iniciativa viabilizará o deslocamento seguro de equipamentos, a instalação das estruturas, a montagem dos sistemas de segurança, o transporte sustentável e a gestão de resíduos, que são entre os compromissos assumidos pelo Brasil como país sede da COP30.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.