BNDES destina R$ 345 milhões para 60 barcos na Amazônia
Financiamento contempla dois empurradores fluviais e marca o primeiro investimento do Fundo da Marinha Mercante na descarbonização.

O BNDES anunciou na terça-feira, 29 de julho de 2025, a aprovação do financiamento de R$ 345 milhões para a Hermasa Navegação da Amazônia construir 60 balsas graneleiras e 2 empurradores fluviais na região Norte do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É o primeiro investimento do FMM (Fundo da Marinha Mercante) direcionado a projetos de descarbonização. As novas embarcações podem reduzir até 88,4% as emissões anuais de CO2.
O investimento total pode atingir 384 milhões de reais, conforme informado pelo banco de fomento federal. Com a nova frota, a capacidade de carga aumentará cerca de 35%. As embarcações operarão no corredor logístico formado pelos rios Madeira e Amazonas.
LEIA TAMBÉM:
● Motta declarou à oposição que a desocupação da Câmara é necessária
● Trump e Putin devem se encontrar nas próximas semanas
● 3,28 milhões de pessoas residem em áreas de vulnerabilidade na região metropolitana de SP, aponta a Fapesp
Cada balsa corresponde ao transporte de aproximadamente 60 caminhões. Os empurradores foram projetados com casco baixo para operar durante todo o ano, incluindo os períodos de seca dos rios amazônicos.
O BNDES também incentiva a descarbonização da frota naval, por meio do uso de tecnologias e combustíveis sustentáveis, retomando uma agenda estratégica em que a economia azul é colocada novamente no centro das preocupações, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360