Negócios

Bolsas europeias avançam após declarações de Trump

Imagem de destaque do Bolsas europeias avançam após declarações de Trump

Apesar da retórica inflamada e das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano), Jerome Powell, nos últimos dias, as principais bolsas de valores da Europa registraram fechamento positivo nesta terça-feira (22/4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As bolsas europeias finalizaram a sessão em verde, sinalizando uma possível recuperação do mercado, em meio à guerra comercial entre EUA e China, que envolve mais de uma centena de países. As bolsas asiáticas apresentaram resultados mistos, enquanto as de Nova York registraram ganhos.

Bolsas de estudo para a Europa.

Trump e Powell enfrentam tensões devido a divergências sobre a política monetária do Federal Reserve. O ex-presidente Donald Trump tem criticado abertamente a postura

No último fim de semana, em entrevista a jornalistas, quando questionado sobre a possibilidade de Trump demitir Powell da autoridade monetária, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett — auxiliar do presidente dos EUA para assuntos econômicos — admitiu que o tema está em consideração.

Hassett declarou que o presidente e sua equipe prosseguem com a análise do tema, intensificando os boatos de uma possível saída de Powell da liderança do Fed.

LEIA TAMBÉM!

Na semana passada, Trump voltou a criticar o presidente do Banco Central e exigiu a queda da taxa de juros no país.

O aumento das taxas de juros é a principal ferramenta utilizada pelos bancos centrais para combater a inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A queda nos preços do petróleo, o aumento da acessibilidade dos alimentos e a riqueza dos Estados Unidos através das tarifas são apontados por Trump. Ele defende que o Jerome Powell deveria ter reduzido as taxas de juros há muito tempo e que sua demissão deve ocorrer o mais rápido possível.

Esperava-se que o BCE reduzisse as taxas de juros pela sétima vez, contudo, o “atrasado” Jerome Powell, do Fed, que sempre chega “atarde demais e errado”, divulgou ontem um relatório que foi mais uma típica confusão completa!, completou Trump.

Posteriormente, após o encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para um almoço, Trump reiterou as críticas a Powell e manifestou a intenção de removê-lo do cargo: “Se eu pedir, ele vai embora”, declarou.

Donald Trump voltou à plataforma Truth Social na segunda-feira (21/4) e declarou que pode haver uma desaceleração da economia dos Estados Unidos, caso a taxa de juros permanecesse elevada.

Com os custos diminuindo significativamente, como eu previ, dificilmente haverá inflação, mas poderá ocorrer uma desaceleração da economia, a menos que o “Sr. Atrasado”, um grande perdedor, reduza as taxas de juros agora.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile