Negócios

Bolsas europeias registram aumento com guerra comercial e divulgação de resultados

As principais bolsas de valores da Europa encerraram a sessão de quinta-feira (24/4) em alta, em reação às últimas informações sobre a disputa comercial entre Estados Unidos e China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acompanha-se também no mercado europeu a divulgação dos balanços financeiros de várias empresas europeias.

O que ocorreu.

Principais destaques

As ações da Kering, empresa controladora da Gucci, apresentaram queda de 1,69% após o anúncio de que as vendas da companhia foram inferiores ao projetado no período inicial.

O BNP Paribas, com queda no lucro, registrou desvalorização de 2,15%. A Nokia caiu 9,46%, após anunciar projeção de forte impacto das tarifas comerciais impostas pelos EUA sobre os resultados do segundo trimestre.

LEIA TAMBÉM!

A Adidas avançou 2,9%, impulsionada pelos resultados financeiros positivos, que excederam as projeções do mercado.

A disputa comercial.

O governo do presidente Donald Trump, nos EUA, avalia diminuir as tarifas sobre produtos importados da China, de 145% para uma porcentagem compreendida entre 50% e 60%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova alteração tarifária ocorreu um dia após o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, ter considerado “insustentável” o conflito comercial em curso com a China.

O jornal também está analisando uma aplicação gradual das taxas, similar à proposta pela comissão da Câmara sobre a China, no final do ano passado.

Seriam aplicadas tarifas de 35% para itens que não representem uma ameaça à segurança nacional dos EUA e, no mínimo, 100% para produtos considerados estratégicos para os interesses norte-americanos.

Na quinta-feira, após o fim das operações no mercado asiático, representantes do governo chinês negaram que o país estivesse progredindo nas negociações com os Estados Unidos.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile