Bolsonaro analisa resultados de levantamentos eleitorais após aumento tarifário

A pesquisa aponta para um crescimento da aceitação do presidente Lula, um fenômeno que não se via há quase um ano.

01/08/2025 18h36

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
DF - BOSLONARO/PF/BUSCAS/MEDIDAS RESTRITIVAS - POLÍTICA - O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, deixa a sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, para ir para casa devido às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira 18 de julho de 2025. Bolsonaro colocou tornozeleira eletrônica, além de precisar se submeter a recolhimento domiciliar das 19h às 7h, em dias úteis, e durante todo o final de semana. O ex-presidente também foi proibido de acessar redes sociais e não poderá se comunicar com diplomatas ou embaixadores estrangeiros. 18/07/2025 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A divulgação recente de pesquisas eleitorais contratadas pelo PL revelou um revés para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os resultados apontam para um aumento na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), notadamente em relação ao governo americano e às sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes. Esse crescimento na popularidade de Lula, que não era percebido há quase um ano, constitui um desafio para Bolsonaro e seus aliados, que esperavam um cenário mais positivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As pesquisas indicam que a imagem de Bolsonaro e de seu filho, Eduardo Bolsonaro, foi afetada por ações envolvendo os Estados Unidos, causando insatisfação entre seus apoiadores.

A situação se agrava ainda mais com a constatação de que Eduardo Bolsonaro, ao se licenciar e viajar para os Estados Unidos, ocasionou sanções econômicas que impactam o Brasil. Tal movimento é considerado um erro estratégico por parte de alguns aliados de Bolsonaro, que consideram que a decisão de Eduardo prejudicou a imagem do grupo.

LEIA TAMBÉM:

Contudo, no PL, há uma defesa incondicional de Bolsonaro, com muitos apoiadores justificando suas ações como necessárias para lidar com desafios políticos. Contudo, a pesquisa aponta que o aumento na popularidade de Lula está mais relacionado a questões internacionais, sem refletir uma aprovação total do governo federal.

A análise política indica que, apesar de Lula poder obter algum ganho temporário, ainda é prematuro prever os efeitos nas eleições futuras. A economia brasileira, com seus problemas decorrentes das altas tarifas, pode afetar a opinião pública até as eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações de Bruno Pinheiro.

Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.