Bolsonaro argumenta que o STF não pode invalidar a ação favorável a Ramagem

Ex-presidente mencionou o artigo 97 da Constituição para criticar decisão da 1ª Turma que divergiu da Câmara dos Deputados.

13/05/2025 22h53

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) argumentou na terça-feira (13.mai.2025) que o STF (Supremo Tribunal Federal) não possui base legal para revogar a decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu o processo penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro mencionou o artigo 97 da Constituição através de mensagens enviadas pelo WhatsApp.

A declaração de inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo do Poder Público depende unicamente do voto da maioria absoluta dos seus membros, conforme mencionado no trecho compartilhado pelo ex-presidente.

Leia também:

A crítica foi direcionada à 1ª Turma do STF, que julgou improcedente a suspensão do processo, confirmando a decisão da Câmara com 315 votos.

A declaração de Bolsonaro segue o movimento da Câmara, que acionou o STF por meio de uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental). O pedido é para que a Corte determine a suspensão do processo penal contra Ramagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defende que a decisão do plenário da Casa deve prevalecer, por estar fundamentada na Constituição. A ADPF argumenta que a deliberação da 1ª Turma desconsidera o papel do Legislativo.

A decisão a favor de Ramagem favoreceria o ex-presidente Jair Bolsonaro. Dois réus, ambos réus réus, estão ao lado de mais cinco pessoas sob a acusação de tentativa de golpe. Os ministros do STF, contudo, restringiram a suspensão da ação apenas aos crimes ocorridos após Ramagem se tornar congressista.

Ramagem deixa de responder pelos crimes se a decisão for confirmada.

O ex-diretor da Abin e agora deputado permanecerá réu por:

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.