Bolsonaro atrai 16.400 pessoas, seu menor contingente na Avenida Paulista

A manifestação reuniu um número menor de apoiadores do que a realizada em 7 de abril, no mesmo local.

29/06/2025 18h07

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
default

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contabilizou aproximadamente 16.400 pessoas em um evento, no domingo (29.jun.2025), na avenida Paulista, em São Paulo. Este foi seu menor público registrado no local. Houve uma redução de cerca de 43.600 apoiadores em comparação com a manifestação de 6 de abril de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aquele foi o menor público em eventos realizados nos finais de semana. Em 7 de maio deste ano, em um dia útil, o ex-presidente realizou uma manifestação em Brasília em apoio à anistia dos presos pelos eventos de 8 de janeiro. Reuniram-se 4.000 pessoas na ocasião, de acordo com a USP (Universidade de São Paulo).

A Power360 utilizou fotografias aéreas de alta resolução para determinar a estimativa de público neste domingo (29.jun). As imagens foram capturadas por drone entre as 15h30 e as 16h, no auge da concentração do evento durante o discurso de Bolsonaro. O ex-presidente iniciou a fala por volta das 15h33 e permaneceu expondo suas ideias por 26 minutos.

LEIA TAMBÉM:

Com as fotografias disponíveis, a área ocupada pelos manifestantes foi analisada com o Google Earth para determinar em quantos metros quadrados havia público.

O Poder360 classificou os locais por nível de concentração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, calculou-se o número de indivíduos por metro quadrado e obteve-se o total estimado — que sempre será aproximado, devido ao deslocamento frequente das pessoas nessas concentrações. Além disso, não se consegue identificar com precisão as pessoas sob árvores ou debaixo de marquises de edifícios.

Segue o infográfico da área ocupada durante o ato:

A manifestação foi organizada e financiada pelo pastor Silas Malafaia. O tema abordado foi “Justiça já”. Segundo o religioso, trata-se de uma reação ao julgamento de Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal), no qual o ex-presidente é acusado de envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.

Bolsonaro foi acusado em 26 de março de 2025.

Bolsonaro afirmou que não necessita ser presidente, mas solicitou aos seus seguidores que votem em 50% dos deputados e senadores da direita nas eleições de 2026 para “mudar o Brasil”.

“Dê-me 50% da Câmara e 50% do Senado e eu mudarei o destino do Brasil. Nem preciso ser presidente. O [presidente do PL (Partido Liberal)] Valdemar [Costa Neto] me mantendo como presidente de honra do Partido Liberal, nós faremos isso por você.”

O estudo do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP, apontou para um público de aproximadamente 12.400 apoiadores de Bolsonaro durante o ápice do evento, com uma margem de erro de 2.200 pessoas, em qualquer direção.

O cálculo é realizado com o auxílio de um software chinês denominado Power360.

Para a estimativa do público, o Poder360 empregou fotografias aéreas de alta resolução capturadas por drone durante os períodos de maior concentração no local do evento. Utilizando essas imagens, o terreno ocupado foi analisado com o Google Earth, permitindo determinar a área em metros quadrados ocupada pelo público.

O jornal digital classificou os locais com base na concentração: 1, 2, 3, 4 ou 5 pessoas por m². Em seguida, somou o número estimado de manifestantes e obteve o total — que sempre será aproximado, pois em concentrações dessa natureza, o público é flutuante e se desloca. Não é possível identificar com clareza nas imagens o público que se encontra embaixo de árvores ou de marquises de edifícios.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.