A ministra das Relações Institucionais menciona publicações estrangeiras que destacam os aspectos positivos do sistema de pagamento no Brasil.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou em 23 de julho de 2025 que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “mirou na sua impunidade e acertou” no Pix. O sistema de pagamento é um dos alvos das sanções anunciadas pelo governo dos Estados Unidos.
A deputada Gleisi citou, em publicação no X (ex-Twitter), um artigo do economista norte-americano Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2008, no qual o economista faz elogios ao sistema de pagamento brasileiro e afirma que o Brasil pode ter inventado o futuro do dinheiro.
Paul Krugman argumenta em artigo que o Pix irrita o sistema financeiro dos Estados Unidos, devido à sua concorrência com bandeiras como Visa, Mastercard e outras, além de servir como um modelo positivo para outros países que buscam romper esse domínio.
Gleisi também citou a declaração do professor de Harvard Steven Levitsky de que “o Brasil é um sistema mais democrático do que os Estados Unidos” e que “atualmente as instituições brasileiras estão funcionando melhor” do que as do país de Donald Trump (Partido Republicano).
“São duas ótimas leituras, para lembrar que o Brasil é muito melhor do que pensam Bolsonaro e seus seguidores”, afirmou a petista.
A divulgação da ministra encarregada da articulação do governo com o Congresso ocorre em um momento em que Bolsonaro alega que o Pix foi criação de sua gestão.
O ex-presidente afirmou que a investigação comercial contra o Brasil, divulgada pelo governo norte-americano, está relacionada ao impacto gerado pelo sistema de pagamentos nos bancos.
O Pix recebeu o nome de Jair Bolsonaro. Anteriormente ao Pix, utilizava-se cartão. As instituições financeiras perderam, com Pix, TED e DOC, mais de R$ 20 bilhões.
O PIX foi desenvolvido pelo Banco Central antes da gestão de Jair Bolsonaro.
O Pix não foi criado pelo governo Bolsonaro. A ferramenta foi desenvolvida pelo BC (Banco Central) em 2020, durante a gestão de Bolsonaro, mas a iniciativa começou em 2018, ainda no governo Michel Temer (MDB). O Banco Central anunciou oficialmente a criação do Pix em fevereiro de 2020, e ele entrou em funcionamento em novembro do mesmo ano.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!