Bolsonaro recebe cardiologista sem autorização do STF em regime de prisão

Jair Bolsonaro terá acesso de novo a cardiologista sem autorização. Ministro Barroso decide visita de Brasil Ramos Caiado na Execução Penal 169. STF flexibiliza contato

02/12/2025 11:33

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ex-presidente Jair Bolsonaro poderá receber visitas de cardiologista sem autorização prévia

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, permitiu nesta terça-feira (2) que o cardiologista Brasil Ramos Caiado visite o ex-presidente Jair Bolsonaro sem a necessidade de comunicação prévia ao juízo. A decisão foi tomada no âmbito da Execução Penal 169.

O relator destacou que, conforme decisões anteriores, as visitas de médicos particulares do sentenciado – desde que devidamente cadastrados – não exigem autorização específica para cada entrada, apenas devem seguir as regras legais e judiciais já estabelecidas.

Em seu despacho, Moraes ressaltou que a situação se aplica aos médicos cadastrados, garantindo o acesso sem a necessidade de aprovação prévia. Essa medida visa flexibilizar o contato do ex-presidente com seu médico particular, dentro das normas estabelecidas pelo sistema prisional.

Leia também:

No entanto, o magistrado fez uma ressalva em relação ao pedido de acompanhamento fisioterapêutico. Segundo o despacho, a realização de fisioterapia dependerá sempre de indicação médica específica e precisará ser previamente autorizada pelo juízo, seguindo o agendamento definido pela Superintendência da Penitenciária Federal.

A decisão ocorre uma semana após o trânsito em julgado da ação penal que condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado. A pena foi definida pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.

A execução da pena teve início na terça-feira passada (25), após aprovação unânime da Primeira Turma do STF. Com a decisão de hoje, a Polícia Federal foi notificada para permitir o acesso do cardiologista, e a Procuradoria-Geral da República foi informada.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)