Boulos acompanha Lula em velório de Mujica

O petista pode assumir a vaga que atualmente ocupa Márcio Macedo; o deputado não consultou o PSOL.

15/05/2025 17h41

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que está sendo considerado para a vaga de Secretário Geral da Presidência, visitou nesta quinta-feira (15) o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista ocuparia o cargo atualmente exercido por Márcio Macedo, que também viajou a Montevidéu, capital do Uruguai, acompanhado de Lula e outros ministros.

A mudança na esplanada visa aproximar o governo do eleitorado em vista das eleições de 2026, considerando que o ministério é responsável pelas pautas do presidente com movimentos sociais importantes, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), intimamente ligado a Boulos.

LEIA TAMBÉM:

Em abril, o petista já havia consultado Boulos sobre a viabilidade de renunciar à Câmara dos Deputados e assumir um ministério. As negociações incluem que o deputado – mais votado em São Paulo em 2022, com 1.001.453 votos – não se candidate novamente nas eleições do próximo ano.

A CNN apurou que a saída de Boulos da legenda sob estas condições representa um compromisso com um projeto pessoal, que dispensa decisões coletivas e partidárias definidas pela sigla e seus parlamentares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma publicação compartilhada por Guilherme Boulos (@guilhermeboulos.oficial)

Boulos continuaria realizando tais movimentos de transição isoladamente, sem ter dialogado com demais deputados. Alguns socialistas consideram que não disputar 2026 pode afetar o partido, considerando que o deputado é um dos nomes com maior potencial de mobilização de votos.

O partido, que preza pela tomada de decisões em conjunto, estabeleceu, em 2022, que ao formar a base do governo no parlamento, não ocuparia cargos executivos, como os de ministério.

Essa mudança provoca angústia nos deputados.

De acordo com integrantes do partido, a saída de Boulos poderá ocorrer na próxima semana, devido à ausência de diáinterno. Além disso, a atual líder da legenda na Câmara, Talíria Petrone (RJ), viajou para a China com Lula nos últimos dias, o que impediu encontros oficiais da bancada em Brasília.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.