BP Vende Parte do Negócio de Lubrificantes Castrol para Stonepeak
A petrolífera BP anunciou a venda de 65% do seu negócio de lubrificantes Castrol para a empresa de private equity americana Stonepeak, por um valor aproximado de US$ 6 bilhões (R$ 32,99 bilhões). Essa decisão faz parte de um plano maior da BP para desinvestir cerca de US$ 20 bilhões (R$ 109,97 bilhões) e reduzir sua dívida, buscando aumentar os retornos financeiros.
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O acordo, formalizado nesta quarta-feira, atribui à Castrol um valor de US$ 10,1 bilhões (R$ 55,53 bilhões). Analistas apontam que, após ajustes considerando participações minoritárias e obrigações financeiras, o valor da empresa pode ser reduzido para cerca de US$ 8 bilhões.
A BP manterá uma participação de 35% na nova joint venture com a Stonepeak, com a possibilidade de venda após dois anos de bloqueio.
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As ações da BP tiveram uma leve alta inicial após o anúncio, mas rapidamente se retraíram. A venda da Castrol, que já estava sob avaliação desde o início do ano, representa um esforço da BP para simplificar suas operações e diminuir os investimentos em energias renováveis, focando em seu principal negócio de petróleo e gás.
A empresa planeja utilizar os recursos da venda para quitar dívidas e espera que o negócio seja concluído até o final de 2026. A decisão de vender a Castrol, uma unidade com mais de um século de história, demonstra a estratégia da BP de otimizar seu portfólio de ativos.
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