Acordo provisório é selado na COP30 com Brasil na liderança! Impasse resolvido após negociações tensas. União Europeia cede em ponto crucial. Financiamento climático triplicado!
Após uma semana de negociações tensas, representantes dos países participantes da COP30, que ocorre no Brasil, chegaram a um acordo provisório. A notícia foi divulgada pela Reuters no sábado, após a resolução de um impasse que prolongou a duração da conferência, originalmente programada para terminar na sexta-feira.
O principal ponto de discórdia entre os negociadores era a definição de ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a forma de garantir o financiamento climático necessário para adaptar os países mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.
A dificuldade em encontrar um consenso gerou preocupações sobre a capacidade das nações de se unirem para enfrentar o desafio global.
Segundo fontes, o acordo foi alcançado após uma noite de intensas negociações, lideradas pelo Brasil, país anfitrião da COP30. Apesar da resolução do impasse, o texto final do acordo ainda não foi divulgado, e os detalhes do compromisso ainda não foram totalmente esclarecidos.
A União Europeia concordou em não impedir a aprovação do acordo, mesmo que o texto não inclua uma definição clara sobre o abandono dos combustíveis fósseis. Essa posição foi vista como um ponto de resistência por parte do Grupo Árabe de nações, incluindo a Arábia Saudita.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, anunciou que a presidência brasileira publicaria um texto paralelo sobre combustíveis fósseis e a proteção de florestas, devido à falta de consenso nas negociações globais. Ele acredita que, sob a liderança do Brasil, será possível alcançar resultados concretos.
Os países também concordaram que as nações ricas devem triplicar o financiamento de adaptação para os países em desenvolvimento até 2035, em uma meta de duplicação de 2025. Essa decisão visa auxiliar as nações mais pobres a lidar com os impactos das mudanças climáticas, conforme solicitado.
A reunião do G20 na África do Sul também destacou a importância da mudança climática, em contraste com declarações anteriores do presidente dos EUA, Donald Trump.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!