Brasil altera nome no Instagram para atingir público internacional

Equipe nacional implementa ações para atrair novos públicos e fortalecer sua presença online.

25/07/2025 16h09

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(Imagem de reprodução da internet).

A Confederação Brasileira de Futebol modificou o nome do perfil oficial da seleção brasileira no Instagram. A conta agora é @brasil.

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A alteração faz parte de uma estratégia de internacionalização. O objetivo é facilitar o reconhecimento da conta por estrangeiros e aproximar a seleção de fãs de outros continentes.

“Nomes e símbolos são importantes. @brasil é mais simples para marcações e interações”, analisa Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil.

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A conta brasileira possui atualmente 18,1 milhões de seguidores. Dentre as seleções, só perde para Portugal, que contabiliza 20,8 milhões, impulsionada por Cristiano Ronaldo.

“Existem no mínimo duas ótimas justificativas para a mudança”, afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.

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A primeira é a desaprovação do uso da sigla CBF em âmbito nacional. A segunda é a dificuldade de reconhecimento por torcedores internacionais.

Publicação compartilhada por CBF – Seleção Brasileira de Futebol (@brasil)

Também aponta que o modelo já foi implementado com sucesso em outros países. Portugal e Inglaterra são exemplos, com @portugal e @england, respectivamente.

Argentina, atual campeã mundial, continua com o nome @afaseleccion. França, Alemanha, Espanha e Itália utilizam formatos próprios.

É preciso de transformação.

As mudanças que proporcionam vantagens aos torcedores, notadamente aqueles localizados em outros continentes, são sempre relevantes, afirma Joaquim Lo Prete, da Absolut Sport.

A CBF tem enfrentado movimentações recentes em meio à recente crise institucional. Nos últimos 30 dias, a seleção perdeu quase 100 mil seguidores no Instagram.

A contagem aumentou pela primeira vez no período nesta quinta-feira (24), com mais de 100 novos seguidores, possivelmente já em reação à mudança de nome.

Para René Salviano, CEO da Heatmap, o novo projeto evidencia a atenção da CBF ao universo digital, considerado essencial para a comunicação e a monetização.

Fábio Wolff, da Wolff Sports, considera a mudança como um indicativo de que a administração vigente busca se conectar com o público jovem através das redes sociais.

As redes sociais possuem alcance global. Alterações práticas como essa expandem as oportunidades de negócios, afirma Henrique Borges, VP da Somos Young.

Conheça Samir Khouri, o novo presidente da CBF.

Fonte por: CNN Brasil

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